Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 14 de maio de 2011

DOSSIÊ JUSTIÇA MILITAR

Está aqui reunido um conjunto de 12 entrevistas (totalizando 14h41min de duração) realizadas entre 2005 e 2006 durante a realização de uma pesquisa sobre os 200 anos de Justiça Militar no Brasil, sob a coordenação de Maria Celina D’Araujo e Celso Castro. Dentre os depoentes, encontram-se 10 ministros do STM, além de 2 advogados que relacionaram-se, de modos distintos, com a Justiça Militar.

Os principais temas tratados pelas entrevistas foram: o processo de nomeação do entrevistado para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM); sua formação educacional e profissional; impressões sobre o papel da Justiça Militar na história do Brasil; detalhamento do funcionamento da Justiça Militar; explicação do sistema de escabinato do STM; casos mais importantes destaque julgados pelo Tribunal; contato, enquanto advogado, com a Justiça Militar; comparação entre a atuação da primeira instância da Justiça Militar (Auditoria Militar) e da segunda instância (STM); os crimes mais comuns julgados pela Justiça Militar; a necessidade de existência de uma Justiça Militar especializada no Brasil; atuação da Justiça Militar durante o Regime Militar (1964-1985).

Segue-se um breve perfil dos entrevistados, acompanhado de informações gerais sobre a realização da entrevista.

link para acesso as entrevistas, clic abaixo:
 
http://cpdoc.fgv.br/justicamilitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com