Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Denúncias sobre alteração em ocorrências leva Polícia Militar a publicar memorando


Memorando Circular nº 1293.0/2011 – DAOp (Modifica o Mem. Circ. nº 1226.0/2011 – DAOp)
Belo Horizonte, 09 de setembro de 2011.

Aos: Comandantes da 1ª à 18ª RPM.

Assunto: Codificação de ocorrências policiais.

Ref.: DIAO.

Tendo-se em vista a divulgação em audiência pública na Assembléia Legislativa e também na mídia de que militares estariam codificando ocorrências de maneira diversa dos fatos reais, com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade, por determinação de seus Comandantes, esclareço que o Comando da PMMG não expediu nenhuma recomendação que pudesse levar a este entendimento.
A orientação é que toda ocorrência deve ser codificada de acordo com a avaliação do militar empenhado para o registro e sua convicção acerca dos elementos probatórios encontrados no local do evento criminoso, sob orientação do Oficial de Serviço.
Em caso de discordância entre o relator do B.O. e o CPU/CPCia ou Coordenador do COPOM, caberá a estes Oficiais a definição da natureza final da ocorrência.
Cabe observar que o B.O. não vincula a autoridade de Polícia Judiciária acerca de sua convicção quanto a codificação criminal, bem como o Ministério Público na propositura da ação penal.
Conforme previsto na Parte Geral da DIAO, deverá haver uma coerência da codificação da ocorrência policial com os fatos descritos no B.O..
Assim, recomendo aos Comandantes, em todos os níveis, que orientem os militares sob seu comando acerca do teor deste memorando.
A Polícia Militar de Minas Gerais continuará sempre firme em seu propósito de tornar Minas Gerais o melhor e mais seguro Estado para se viver.


(a)MARCO ANTÔNIO BADARÓ BIANCHINI, CEL PM
                                        Diretor de Apoio Operacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com