Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais de 85% dos internautas brasileiros acessam os blogs

FOTO: JOAO GODINHO
Adepta. Estudante Gabriela Barbosa Pacheco considera que os blogs têm linguagem "mais leve e acessível" e visita mais de 20 por dia
JOAO GODINHO
Adepta. Estudante Gabriela Barbosa Pacheco considera que os blogs têm linguagem "mais leve e acessível" e visita mais de 20 por dia
Público gosta da liberdade típica do formato, dizem especialistas
Publicado no Jornal OTEMPO em 02/10/2011
Por Andréa Juste
Há muitos anos, as pessoas se expressavam por meio de diários, nos quais escreviam suas opiniões e tudo o mais que achassem relevante. Hoje, dizer o que se pensa pode se encaixar muito bem nos blogs, mídia que caiu no gosto dos brasileiros. Apenas em junho, 85,2% da população conectada acessou essas mídias, gastando, em média, 32,5 minutos no mês.
Os números fazem parte da pesquisa feita pela comScore Media Metrix com internautas acima dos 15 anos e divulgada em setembro. O índice brasileiro superou o da América Latina, onde quase 75% dos internautas acessaram blogs com uma média de 22,7 minutos.
O volume de visitas pode ser explicado porque o formato incentiva a liberdade de expressão, além de acrescentar informações ao que foi divulgado na grande mídia - ou que não tenha sido registrado por ela.
O pesquisador de cibercultura Alex Primo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acredita que a tecnologia possibilita novas visões e crítica livre sobre diversos temas. "Tem muita ‘porcaria’ na internet, mas é melhor do que ter a ‘voz’ limitada a poucas empresas", diz.
Segundo ele, os blogs exercem importante função social, uma vez que são voltados a todos os usuários. "Um blog não pode ser entendido como jornal, TV. Ele é para a comunidade. Todo mundo pode gerar conteúdo", diz.
A possibilidade de cada um produzir informação também interessa aos brasileiros, segundo Primo. A estudante Gabriela Barbosa Pacheco, 21, por exemplo, criou seu primeiro blog em 2002 e, desde então, "não parou mais". Além de autora do "Teoria Criativa" (teoriacriativa.wordpress.com) - em que compartilha temas, como moda, design, música, livros, filmes e compras -, a jovem acessa cerca de 20 blogs diariamente. Dependendo do tema que pesquisa, esse número chega a 30. "Prefiro procurar os que trazem alguma novidade, curiosidade interessante que vale a pena ser partilhada", conta.
Para ganhar atenção do público, o blog precisa ser inovador, aconselha o jornalista Breiller Pires, 25. Em 2006, ele criou o "Rola Blog" (www.rolablog.com.br), sobre esportes, que se tornou referência. "Eram pouquíssimos naquela época", diz.
A ideia bem-sucedida virou negócio e Breiller foi convidado por uma empresa para criar um blog sobre competição esportiva da instituição. "Além de ser um lazer, o blog pode ser uma oportunidade de carreira e negócio", diz, ressaltando que é preciso levar a sério. "Tenho ideias para reativar meu blog, mas não vou poder me dedicar como ele merece", conta.
Para Breiller, até mesmo quem não está familiarizado com as ferramentas aprende a criar um blog, pois os sites oferecem sistemas "fáceis de mexer".
Enquanto se mantinha inovador, Breiller tinha visibilidade, "um dos valores mais caros na rede", diz a pesquisadora de mídias digitais Beatriz Bretas, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Isso depende de como as pessoas são reconhecidas. Às vezes, com visibilidade, o blog até vira uma ‘instituição’, um formador de opinião", afirma.
Minientrevista
"Brasileiro tem paixão pelo exibicionismo"
Débora de Carvalho Pereira Jornalista e pesquisadora visitante Centro de Pesquisa Edgar Morin – Paris, França
Por que o público latino, em especial os brasileiros, tem ampliado o interesse por blogs? Pela credibilidade de alguns autores, pela necessidade de ter acesso a opiniões e conteúdos mais originais. Um terceiro motivo é que os próprios mecanismos de busca dão visibilidade aos blogs.
Por que o brasileiro é interessado em criar blogs? Brasileiro tem essa paixão pelo exibicionismo, essa naturalidade em compartilhar a vida privada e ‘dar pitaco’ na vida pública, algo que na França não existe muito. Mas penso que, mundialmente, o barateamento dos dispositivos técnicos – celulares portáteis, câmeras, laptops – foi um primeiro fator decisivo.
Como é possível garantir a credibilidade de um blog e transmitir confiança aos usuários? É importante a identificação do autor; sua trajetória não pode estar descolada de suas publicações. É preciso estar claro seu posicionamento político. Outro fator que agrega credibilidade é uma periodicidade constante, a interação com outras agendas midiáticas e a coerência das opiniões. (AJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com