FOTO: JOAO GODINHO
Adepta. Estudante Gabriela Barbosa Pacheco considera que os blogs têm linguagem "mais leve e acessível" e visita mais de 20 por dia
Público gosta da liberdade típica do formato, dizem especialistas
Por Andréa Juste
Há muitos anos, as pessoas se expressavam por meio de diários, nos quais escreviam suas opiniões e tudo o mais que achassem relevante. Hoje, dizer o que se pensa pode se encaixar muito bem nos blogs, mídia que caiu no gosto dos brasileiros. Apenas em junho, 85,2% da população conectada acessou essas mídias, gastando, em média, 32,5 minutos no mês.
Os números fazem parte da pesquisa feita pela comScore Media Metrix com internautas acima dos 15 anos e divulgada em setembro. O índice brasileiro superou o da América Latina, onde quase 75% dos internautas acessaram blogs com uma média de 22,7 minutos.
O volume de visitas pode ser explicado porque o formato incentiva a liberdade de expressão, além de acrescentar informações ao que foi divulgado na grande mídia - ou que não tenha sido registrado por ela.
O pesquisador de cibercultura Alex Primo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acredita que a tecnologia possibilita novas visões e crítica livre sobre diversos temas. "Tem muita ‘porcaria’ na internet, mas é melhor do que ter a ‘voz’ limitada a poucas empresas", diz.
Segundo ele, os blogs exercem importante função social, uma vez que são voltados a todos os usuários. "Um blog não pode ser entendido como jornal, TV. Ele é para a comunidade. Todo mundo pode gerar conteúdo", diz.
A possibilidade de cada um produzir informação também interessa aos brasileiros, segundo Primo. A estudante Gabriela Barbosa Pacheco, 21, por exemplo, criou seu primeiro blog em 2002 e, desde então, "não parou mais". Além de autora do "Teoria Criativa" (teoriacriativa.wordpress.com) - em que compartilha temas, como moda, design, música, livros, filmes e compras -, a jovem acessa cerca de 20 blogs diariamente. Dependendo do tema que pesquisa, esse número chega a 30. "Prefiro procurar os que trazem alguma novidade, curiosidade interessante que vale a pena ser partilhada", conta.
Para ganhar atenção do público, o blog precisa ser inovador, aconselha o jornalista Breiller Pires, 25. Em 2006, ele criou o "Rola Blog" (www.rolablog.com.br), sobre esportes, que se tornou referência. "Eram pouquíssimos naquela época", diz.
A ideia bem-sucedida virou negócio e Breiller foi convidado por uma empresa para criar um blog sobre competição esportiva da instituição. "Além de ser um lazer, o blog pode ser uma oportunidade de carreira e negócio", diz, ressaltando que é preciso levar a sério. "Tenho ideias para reativar meu blog, mas não vou poder me dedicar como ele merece", conta.
Para Breiller, até mesmo quem não está familiarizado com as ferramentas aprende a criar um blog, pois os sites oferecem sistemas "fáceis de mexer".
Enquanto se mantinha inovador, Breiller tinha visibilidade, "um dos valores mais caros na rede", diz a pesquisadora de mídias digitais Beatriz Bretas, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Isso depende de como as pessoas são reconhecidas. Às vezes, com visibilidade, o blog até vira uma ‘instituição’, um formador de opinião", afirma.
Minientrevista
"Brasileiro tem paixão pelo exibicionismo"
Débora de Carvalho Pereira Jornalista e pesquisadora visitante Centro de Pesquisa Edgar Morin Paris, França
Por que o público latino, em especial os brasileiros, tem ampliado o interesse por blogs? Pela credibilidade de alguns autores, pela necessidade de ter acesso a opiniões e conteúdos mais originais. Um terceiro motivo é que os próprios mecanismos de busca dão visibilidade aos blogs.
Por que o brasileiro é interessado em criar blogs? Brasileiro tem essa paixão pelo exibicionismo, essa naturalidade em compartilhar a vida privada e dar pitaco na vida pública, algo que na França não existe muito. Mas penso que, mundialmente, o barateamento dos dispositivos técnicos celulares portáteis, câmeras, laptops foi um primeiro fator decisivo.
Como é possível garantir a credibilidade de um blog e transmitir confiança aos usuários? É importante a identificação do autor; sua trajetória não pode estar descolada de suas publicações. É preciso estar claro seu posicionamento político. Outro fator que agrega credibilidade é uma periodicidade constante, a interação com outras agendas midiáticas e a coerência das opiniões. (AJ)
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