Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Existe uma falência da segurança pública no Piauí, diz sociólogo

Segundo Benedito Carlos, série de fatores levam ao aumento da violência. Especialista diz que há bairros criados para serem ‘depósitos de pessoas’.

Em entrevista ao telejornal Piauí TV 1ª Edição, o sociólogo Benedito Carlos de Araújo falou sobre os fatores que levaram ao aumento dos índices de violência e mortalidade entre os jovens de Teresina. Segundo o especialista, diversos fatores têm levado ao crescimento desses números. De acordo com ele, a desigualdade social e falência da segurança pública no estado são os principais agravantes da situação.
“Está havendo um discurso muito comum da Secretaria de Segurança. Se fala de outras políticas públicas, mas esse é um discurso óbvio. De fato, a própria secretaria precisa atuar mais. No Piauí, está havendo uma falência da segurança pública. A causa principal para esse aumento da violência entre os jovens em Teresina é a desigualdade social. As gangues de rua são um fenômeno das grandes cidades e a Secretaria de Segurança precisa atuar de fato. Ela não pode continuar se esquivando”, afirmou.
Ainda de acordo com o sociólogo, o problema é marcadamente de áreas periféricas e a situação pode ser intensificada ainda mais se o poder público não adotar medidas para sanar os problemas pontuais.
“Na capital temos duas realidades. Uma realidade, em que nós temos uma Potycabana belíssimo com pista de skate, caminhada, ciclismo, muito bem iluminada e protegida por policiais enquanto temos uma outra realidade bem diferente. No bairro Promorar temos esgoto a céu aberto, não tem estrutura, nem praças públicas ou áreas de lazer. A verdade, é que o Promorar e outros bairros periféricos foram construídos para ser um depósito de pessoas. Essas são regiões de pobreza e onde tem pobreza, a juventude tende a se rebelar. Com essa situação, a tendência é esses índices aumentarem ainda mais caso o poder público não tome uma atitude”, relatou. (G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com