Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 25 de março de 2014

Assembleia de Minas discute o período militar


Ciclo de debates no Plenário vai receber especialistas no aniversário de 50 anos do golpe.

Ciclo de Debates 50 Anos do Golpe de 64
Começa na próxima segunda-feira (31/3/14), o Ciclo de Debates 50 Anos do Golpe Militar de 64, a ser realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento terá duração de dois dias, manhã e tarde, e contará com palestras de especialistas e estudiosos do assunto, seguidas por debates com os presentes. Serão tratados temas como o contexto sociopolítico do golpe, as diversas frentes de resistência, o fim do regime e a fase de transição.Também será abordado o direito à verdade e à memória, que tem sido discutido em todas as esferas de governo a partir da criação das chamadas comissões da verdade.
O ciclo de debates, a ser realizado na data em que o golpe completa 50 anos, é o início de uma agenda com diversos eventos ao longo do ano para tratar do tema. Serão realizadas, por exemplo, audiências públicas com a recém-criada Comissão da Verdade em Minas Gerais e a exibição de filmes censurados à época.
As atividades estão sendo organizadas pela ALMG em parceria com 35 entidades. O Parlamento mineiro também está produzindo reportagens especiais sobre o período militar para ajudar a esclarecer detalhes sobre o assunto e receber, também a partir de 31 de março, uma exposição acerca da ditadura.
Programação - A abertura do evento será às 8 horas do dia 31 de março, em um ato pela democracia no Hall das Bandeiras. Neste dia e no seguinte, sempre a partir das 9 horas, a programação  contempla ainda a palestra magna "Direito à Verdade, à História e à Memória", quatro painéis ("Contexto do Golpe Militar de 64", "Múltiplos Olhares da Resistência", "Fim do Regime e Transição: (des)caminhos e processos" e "Da Redemocratização aos Dias Atuais: Dilemas e Perspectivas") e uma série de debates, todos a serem realizados no Plenário.
Paralelamente, está prevista ainda a reedição da exposição "1964 a 1985: A Subversão do Esquecimento", entre 31 de março e 30 de abril, na Galeria de Arte da ALMG. A exposição, exibida anteriormente em 2004, por ocasião dos 40 anos do golpe militar, lembra os principais acontecimentos sociais, políticos e culturais do período, compreendendo os antecedentes do golpe, a tomada do poder, os anos de chumbo e a distensão.
Inscrições - Para participar do ciclo de debates, é preciso se inscrever gratuitamente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30/térreo, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte), ou pela internet, por meio do formulário eletrônico. As inscrições permanecem  abertas até o dia 27 de março.
Parceiros - Entre as parceirias da ALMG neste evento estão entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), sindicatos e centrais sindicais, instituições ligadas à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), organizações não governamentais relacionadas ao tema, conselhos profissionais, as comissões da Verdade e do Memorial da Anistia Política no Brasil e de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), a Comissão da Verdade em Minas Gerais, o Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil à Comissão de Anistia, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e, por fim, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e a Procuradoria Regional dos Direitos da Cidadão do Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com