Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Saúde alerta sobre prevenção às doenças do trabalho



ler
Movimentos repetitivos e cansativos, má postura, condições de trabalho inadequadas, pressão psicológica, dificuldade de relacionamento no trabalho. O cenário muito comum nos ambientes de trabalho modernos pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Dados do Instituto Nacional de Prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) apontam que os DORTs são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Em Minas Gerais, entre 2007 a 2011, foram notificados 6.171 casos de DORT.
Dentre esse total de casos notificados, 2.497 foram do sexo masculino e 3.674 do sexo feminino. Os trabalhadores na faixa etária de 35 a 49 anos são os mais acometidos pela doença. Em relação às ocupações, os faxineiros lideram o ranking com 391 casos de DORT, seguidos pelas empregadas domésticas com 339 casos e os pedreiros com 277 casos.
“No passado, a doença ficou conhecida por LER, Lesões por Esforço Repetitivo, mas hoje essa nomenclatura foi substituída pelo nome DORT’s. Abrangendo todos os distúrbios relacionados ao trabalho que podem afetar tendões, músculos, ligamentos, capsula articular, bursas e nervos”, explicou Elice Eliane Ribeiro, Diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG).
Segundo Elice Eliane, as principais causas de DORT estão relacionadas à organização do trabalho como processos de trabalho mal dimensionados, postos de trabalhos inadequados, posturas inadequadas durante o trabalho, movimentos repetitivos. Fatores psicológicos como pressões internas e dificuldades de relacionamentos também são impactantes.
Sintomas
Fadiga muscular, alteração da sensibilidade, sensação de peso e cansaço em partes do corpo, perda de controle dos movimentos, perda de força, formigamento e dor muscular ou articular são os principais sintomas da doença.
Isolados ou associados, os sintomas podem apontar a existência de tensões musculares excessivas, tendinites, tenossinovites, sinovites, neurite, síndrome do túnel do carpo e síndrome miofascial.
“Os sintomas e as alterações não aparecem repentinamente, mas sim de forma lenta e gradativa. Portanto é importante que o trabalhador preste atenção em si mesmo, verificando se seu organismo não esta dando sinais de alerta, disse Elice Eliane.
O quadro abaixo lista algumas situações que favorecem o aparecimento de DORT. A presença de uma ou mais dessas situações pode indicar um maior risco para o desenvolvimento da doença.
Situações que contribuem para o desenvolvimento de DORT
Organização do trabalho
Fatores psicológicos
Movimentos repetitivos
Cobrança da chefia para produzir cada vez mais e errar cada vez menos
Ritmo intenso de trabalho
Exigências de horas extras
Falta de tempo para ir ao banheiro
Cobrança contínua  para manter produtividade ou aumentá-la
Necessidade de ficar em uma mesma postura durante muito tempo

Móveis  e equipamentos incômodos e mal ajustados

Ambientes com temperaturas muito frias ou muito quentes

Prevenção

O trabalhador deve ficar atento aos sintomas e ao menor sinal de problema procurar um serviço médico ou fisioterapêutico. E, além disso, algumas medidas podem ajudar a prevenir o DORT. Identificar e evitar as posturas incorretas durante o trabalho, por exemplo, é uma delas.
Procurar adequar o posto de trabalho a altura e a necessidades do corpo, estabelecer pausas dentro da rotina de trabalho, manter o corpo sempre em movimento e evitar ficar na mesma postura por tempo prolongado também evitam as dores musculares.
Outras dicas importantes é intercalar as tarefas e as posturas durante o dia. Isso permite que o tipo de movimento se altere ajudando a descansar partes do corpo durante. Também é importante que, sempre que possível, seja intercalado momentos de leitura com digitação, reuniões, entre outras.
E, caso no seu ambiente de trabalho seja oferecida a Ginastica Laboral, pratique, pois ela fará bem ao seu corpo.

Tratamento e apoio social

Se após avaliação médica, o trabalhador for diagnosticado com uma DORT, o agravo deve ser obrigatoriamente notificado na Ficha de Notificação de Doença Relacionada ao Trabalho LER/DORT, pois este é um agravo de notificação compulsória.
Caso o trabalhador tenha sido contratado com carteira assinada, a empresa deverá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Se a empresa se recusar a emitir, o trabalhador poderá solicitar a emissão de CAT pelo profissional médico que o atendeu ou a seu sindicato para que seja cumprida a lei.
É importante que o trabalhador saiba que existem vários tipos de tratamento para DORT. Além dos tratamentos medicamentosos, a fisioterapia com atividades de reabilitação e adequação posturais, bem como acupuntura, massoterapia, entre outros trabalhos corporais, são muito eficazes e produzem efeito em longo prazo.

Autora: Juliana Gutierrez
Matéria sugerida pela leitora Maria das Graças de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com