A Relatoria Especial foi criada para promover a consciência pelo pleno respeito do direito à liberdade de expressão e informação no continente, em consideração ao papel fundamental que esse direito tem no fortalecimento e desenvolvimento do sistema democrático, e na denúncia e proteção dos demais direitos humanos.
Durante a Segunda Cúpula das Américas, os Chefes de Estado e de Governo reconheceram o papel fundamental do direito à liberdade de pensamento e expressão, e manifestaram sua satisfação pela criação da Relatoria Especial. Durante a Terceira Cúpula das Américas, celebrada em Quebec, no Canadá, os Chefes de Estado e de Governo ratificaram o mandato da Relatoria Especial e se comprometeram a apoiá-la e auxiliá-la. Do mesmo modo, em diferentes oportunidades, a Assembleia Geral da OEA manifestou seu respaldo ao trabalho da Relatoria Especial e recomendou-lhe o acompanhamento ou a análise de alguns dos temas relacionados ao direito à liberdade de expressão.
Do mesmo modo, desde sua origem, a Relatoria Especial vem contando com o respaldo das organizações da sociedade civil, dos meios de comunicação, dos jornalistas, e, principalmente, das pessoas que foram vítimas de violações do seu direito à liberdade de pensamento e expressão. Elas, por sua vez, têm visto neste Escritório um apoio importante para o restabelecimento das garantias necessárias para o exercício de seus direitos, ou para assegurar as justas reparações que a sua situação merecer.
Notícias Recentes
- A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH manifesta sua preocupação pela aprovação da Lei Orgânica de Comunicação no Equador
- Texto da carta enviada pela Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão ao Estado do Equador sobre a Lei Orgânica de Comunicação
- Declaração Conjunta sobre Programas de Vigilância e seu Impacto na Liberdade de Expressão
Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão
Comissão Interamericana de Direitos Humanos
1889 F St. NW
Washington D.C. 20006
Estados Unidos da América
Telefone: +1 202 370 0816
Correio Eletrônico: cidhexpresion@oas.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada