Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comissão discutirá compensação ambiental para obras da Copa


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove audiência pública nesta terça-feira (10) para discutir o Projeto de Lei 7421/10, do Senado. A proposta torna obrigatória a adoção de medidas para neutralizar, por meio de ações de compensação, as emissões de gases de efeito estufa decorrentes das atividades de planejamento, divulgação e realização dos eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014.

O debate foi proposto pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM), relatora do projeto na comissão. Ela adverte que é preciso ter cuidado para não criar regras inaplicáveis. Em seu substitutivo, Rebecca Garcia estende a obrigatoriedade das medidas para os Jogos Olímpicos de 2016.

Medidas previstas
Entre as medidas compensatórias previstas no projeto estão a redução do desmatamento nos biomas brasileiros; o uso de energia renovável nos estádios, vilas olímpicas e demais obras construídas para os eventos; e a recuperação de áreas degradadas com plantio de florestas nativas.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), afirma que as medidas compensatórias são indispensáveis e cita como exemplo o caso do lixo. Ele lembra que o evento atrai milhares de turistas, o que provocará um impacto ambiental imediato com o aumento da produção de lixo. É preciso, portanto, em sua opinião, discutir ações preventivas para evitar prejuízos ambientais.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Delgado Assad;
- o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Afonso Nobre; e
- o coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assessoria Especial de Futebol do Ministério do Esporte, Cláudio Langone.

A reunião está marcada para as 14 horas no plenário 8.

Íntegra da proposta:

  • PL 7421/2010
Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com