Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisa: inércia política é que mais prejudica brasileiros

Quase 40% dos internautas que responderam pesquisa realizada com visitantes do site do Instituto Brasil Verdade (IBV) consideram que o que mais prejudica os brasileiros é a inércia das pessoas em relação à política, índice superior à própria falta de ética dos politicos, à morosidade da justiça, à falta de segurança e problemas ambientais.
A décima pesquisa do IBV – uma OSCIP dedicada à educação para a cidadania cujo site http://www.institutobrasilverdade.com.br recebe cerca de 150.000 visitantes por ano – ficou disponível no primeiro trimestre de 2010 e oferecia 5 alternativas de resposta à pergunta “Qual destes assuntos mais prejudica os brasileiros, de uma maneira geral?”. As respostas dos internautas foram: “A inércia das pessoas em relação à política”, com 39,7%; A falta de ética dos politicos” (26,7%); “A morosidade da justiça” (17,1%); “A falta de segurança pública”, com 9,6% e “Problemas ambientais e suas consequências”, com 6,8%.
Rogerio Ruschel, diretor executivo do Instituto Brasil Verdade considera que “Pelo menos para nossos visitantes, pessoas mais bem informadas a respeito de seus deveres e direitos, já há a compreenssão de que a falta de ação das pessoas é causa fundamental dos demais problemas que afligem os  brasileiros”. Mas Ruschel faz uma observação: ‘Resta saber se entre ‘as pessoas’ o internauta que votou já considera a percepção de seu papel individual, o singular, o ‘eu’ e não o coletivo, “as pessoas”.
Para avaliar esta percepção o IBV foi buscar a opinião abalizada de Celina Marrone, terapeuta comunitária e administradora hospitalar que há mais de 20 anos milita voluntáriamente com cidadania politica e atualmente coordena milhares de voluntários nos quase 300 núcleos do Movimento Voto Consciente espalhados pelo país. Segundo Celina “A experiência mostra que as pessoas se queixam desta inércia coletiva mas acabam não tomando nenhuma iniciativa pessoal porque pensam que não vai adiantar nada.” E complementa: “A grande maioria dos eleitores é formada por pessoas que não têm ou têm acesso precário aos serviços e bens públicos – e além disso são imediatistas. Estas duas caracteristicas as acabam levando a não ter esperancas em soluções, no futuro, e finalmente a não querer ‘se envolver’, a não participar da política, porque não vai adiantar nada.” Celina Marrone, também Conselheira do IBV, lembra que esta inércia começa no voto inconseqüente, aquele que as pessoas não lembram em quem votaram no dia seguinte ou que foi trocado por algum benefício mais imediato.
Para promover o voto consciente o IBV está realizando o Movimento Brasil Verdade, um conjunto de iniciativas de educação para a cidadania política, que começa com a publicação, no site, de um grande conjunto de informações para permitir a avaliação de candidatos às eleições de 2010. A atual pesquisa vai continuar disponível até o fim do mes, sendo substituída dia 01 de maio por outra, sobre ética e consciência no voto. Para se informar e votar, basta acessar o site http://www.institutobrasilverdade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com