Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 7 de maio de 2011

SSP confirma debandada de delegados

Mônica Kikuti-Metrô news

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, a estatística da Adpesp de que a cada 15 dias um delegado deixa a Polícia Civil. Segundo a SSP, nos últimos cinco anos, foram 125 delegados que deixaram o cargo, porém a Pasta não atribui a saída dos profissionais às más condições de trabalho e, tampouco, à questão salarial.
Conforme a assessoria, o salário de delegado está no mesmo patamar de outros profissionais como médico legista, perito criminal e oficial da Polícia Militar, sendo considerado ‘top’ dentro da segurança pública. Conforme a assessoria, o salário médio da carreira de delegados é de R$ 9,2 mil, a média na Classe Especial, e o topo da carreira de delegados é de R$ 12,6 mil.
Desde 2000, ainda conforme a pasta, os gastos com salários de policiais e despesas de pessoal tiveram aumento de 36% superior à inflação, que foi de 87.70% medida pela Fipe. Os salários das carreiras da Polícia Civil são compostos por salário base, Regime Especial de Trabalho Policial (RETP), Adicional de Local de Exercício (ALE) e Adicional de Insalubridade.
A pasta também reforçou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já autorizou a reforma física das unidades policiais, e que cabe aos delegados responsáveis solicitar ao Estado a reforma da unidade que dirige. Conforme a pasta, 168 delegacias paulistas já estão incluídas num primeiro levantamento para serem reformadas.
Atualmente, segundo a assesssoria, há 3.196 vagas de delegado preenchidas e mais 140 já anunciadas pelo governo do Estado para preenchimento por meio de concurso. As novas vagas visam a suprir a demanda em todo o Estado. De 2005 a 2010, tomaram posse 595 novos delegados. Até julho, a Polícia Civil receberá o reforço de 1.349 policiais que atuavam no Detran. Deste total de policiais, 361 são delegados.
Desde 2008, de acordo com a assessoria, o governo concedeu dois aumentos de 6,5% a todos os policiais.
“Pensei no crescimento da carreira”
Pedro Henrique Mendes, de 31 anos, ficou dois anos exercendo a função de delegado na Polícia Civil de SP. Ele trabalhava na delegacia de Mauá, quando foi chamado para assumir vaga de delegado em Santa Catarina. Mendes havia passado em concurso no Sul em 2008.
“Botei na balança prós e contras e resolvi deixar a Polícia paulista. Em SP, infelizmente, além da remuneração baixa, não há perspectivas de crescimento na carreira. Isso desmotiva muito”, apontou o delegado, que, desde novembro de 2010, trabalha em Canoinhas, cidade de 55 mil habitantes, a 360 km de Florianópolis.
Na sua opinião, se SP tivesse outra política de valorização profissional, seria mais difícil a decisão de largar a profissão no Estado mais rico da federação. “Não sei se não teria mudado, mas ficaria bem em dúvida”, disse. “Aqui em Santa Catarina estou numa cidade tranquila. O povo é mais escolarizado e isto reflete na questão social e na criminalidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com