Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pólos de Cidadania recebe homenagem na Câmara Municipal por suas ações em Direitos Humanos

Na próxima segunda-feira, 26 de setembro, às 19h30, o Programa Pólos de Cidadania da UFMG recebe Diploma de Honra ao Mérito, entregue pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em reconhecimento às suas ações em Direitos Humanos desenvolvidas nos últimos 16 anos na Capital e região metropolitana, além de outras localidades nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. 
 
A homenagem, realizada por indicação do Vereador Arnaldo Godoy, acontece na sede da Câmara (Palácio Francisco Bicalho), à Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia, em reunião solene aberta à comunidade. Na ocasião, a Trupe A Torto e A Direito irá apresentar a esquete teatral “A Mala”, que discute o conceito de cidadania, mostrando ao público os ideais que sustentam e orientam a atuação do Programa Pólos.

O Pólos

Pólos de Cidadania é um programa de pesquisa e extensão da UFMG, com apoio interinstitucional, voltado para a efetivação dos direitos humanos. Criado em 1995, na Faculdade de Direito da UFMG, o Pólos trabalha pela construção da cidadania, valendo-se do teatro, da denúncia, da mediação de conflitos em favelas, do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e da luta por moradia e trabalho. A equipe é constituída por cerca de 60 estudantes bolsistas e voluntários, que fazem do Pólos um espaço também de aprendizado e crescimento pessoal, acadêmico e profissional.
Atuando em parceria com outras unidades da UFMG, instituições públicas e privadas de ensino superior e órgãos da administração pública municipal, estadual e federal, o Programa desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão, distribuídos em seis núcleos de ação: Núcleo Trabalho e Geração de Renda (voltado para a promoção e o fortalecimento de cooperativas e associações no Médio Vale do Jequitinhonha e na Vila Acaba Mundo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte); Núcleo de Mediação e Cidadania (que atua para a prevenção e resolução de conflitos nos aglomerados da Serra e Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH); Núcleo de Proteção à Infância e à Juventude (que desenvolve ações para a minimização da violência e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes); Núcleo Direito à Cidade (que trabalha pela efetivação do Direito Urbanístico, principalmente, do direito à moradia digna); Núcleo de Publicação (responsável pelos registros e memória do Pólos e de seus projetos); Núcleo de Comunicação e Artes (que atua junto aos diferentes núcleos e projetos, como ferramenta de mobilização social. Neste núcleo está a Trupe A Torto e a Direito que, de forma divertida e descontraída, apresenta em suas peças teatrais e esquetes, caricaturas do mundo real, provocando o público para transformações).

Teatro para mobilização
 
A Trupe A Torto e a Direito é uma ferramenta essencial de trabalho para o Programa e comemora, em 2012, 15 anos de atuação. Sua história começa quase na origem do Pólos, sendo formada por estudantes de várias áreas como Teatro, Direito e Ciências Sociais, que trabalham coletivamente as montagens, sob direção do dramaturgo Fernando Limoeiro, Diretor do Teatro Universitário e membro do colegiado de coordenação geral do Pólos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com