Grandes companhias se dizem em transição, sem definir se proíbem ou estimulam empregados a se conectar no trabalho
Proibição aumenta mundo afora; pesquisa aponta preocupação corporativa com a segurança de sistemas
NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA
O que fazer com o funcionário que, no trabalho, não se desliga do Facebook, do Orkut e/ou do Twitter? Proibir, regular ou estimular?
A Folha ouviu sete grandes empresas sobre o assunto. A maioria se declara em transição, ainda sem definir se mantém as restrições de acesso, que vêm de longa data, ou se tira proveito da presença de integrantes de suas equipes nas redes sociais.
O que também aproxima a maioria é a prioridade dada à sua presença institucional, como empresa, nessas mesmas redes.
A Folha ouviu sete grandes empresas sobre o assunto. A maioria se declara em transição, ainda sem definir se mantém as restrições de acesso, que vêm de longa data, ou se tira proveito da presença de integrantes de suas equipes nas redes sociais.
O que também aproxima a maioria é a prioridade dada à sua presença institucional, como empresa, nessas mesmas redes.
Mundo afora, a proibição vem aumentando. Segundo pesquisa global da consultoria de segurança on-line Clearswift, divulgada há duas semanas, cresceu
a proporção das empresas que bloqueiam integralmente o acesso a redes sociais no trabalho -de 9% em 2010 para 19% em 2011. Outras 56% bloqueiam parcialmente, hoje.
A Clearswift sublinha o “paradoxo” que encontrou: 80% dos gestores afirmam que as redes geram ganhos para suas empresas, mas 48% apontam o uso de mídia social no trabalho como “preocupação”.
Para 57%, o maior temor é com a segurança do sistema. A consultoria avalia ser efeito dos ataques on-line, como o que atingiu a rede Playstation, da Sony.
Outra companhia de segurança on-line, Webroots, obteve resultado semelhante em pesquisa com empresas pequenas e médias dos EUA e do Reino Unido, no final de 2010: 53% afirmaram se preocupar com infecções via redes sociais.
Ao justificar a proibição do acesso nas 135 delegacias do Rio no início do mês, a Polícia Civil usou outro argumento: “Para que vai acessar rede de relacionamentos? Para brincar na internet?”.
EM ESTUDO
Para a Petrobras, as redes são “ambientes democráticos de protagonismo do cidadão no exercício da liberdade de expressão, como produtor e divulgador de informações e de suas próprias opiniões”. Daí porque a estatal “faz uso de uma série de mídias sociais como canais institucionais e promocionais”.
Quanto aos funcionários, a empresa ainda “estuda implantar uma regulação geral para o acesso corporativo”. Regulação que deve também “orientar a força de trabalho a participar das redes sociais fora da companhia”.
Para a Petrobras, as redes são “ambientes democráticos de protagonismo do cidadão no exercício da liberdade de expressão, como produtor e divulgador de informações e de suas próprias opiniões”. Daí porque a estatal “faz uso de uma série de mídias sociais como canais institucionais e promocionais”.
Quanto aos funcionários, a empresa ainda “estuda implantar uma regulação geral para o acesso corporativo”. Regulação que deve também “orientar a força de trabalho a participar das redes sociais fora da companhia”.
Também em estudos está o grupo JBS, maior processador mundial de carne bovina, que já “utiliza algumas ferramentas de forma institucional, como Facebook e LinkedIn”.
Ainda “não permite o acesso dos colaboradores às redes sociais”, argumentando que seu princípio é “estimular o colaborador a manter o foco no que se propôs a fazer, no serviço”. Acrescenta: “Mas a empresa sabe que a utilização das redes sociais é hoje uma realidade” e “está estudando como melhor utilizar”.
Ainda “não permite o acesso dos colaboradores às redes sociais”, argumentando que seu princípio é “estimular o colaborador a manter o foco no que se propôs a fazer, no serviço”. Acrescenta: “Mas a empresa sabe que a utilização das redes sociais é hoje uma realidade” e “está estudando como melhor utilizar”.
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DO ARTICULISTA DA
FOLHA
FOLHA
Segurança dos sistemas. Esse é o principal motivo para uma empresa impedir que seus funcionários acessem redes sociais sem restrição durante o expediente.
A Eletrobras, que “monitora e interage com usuários de Twitter, Facebook e YouTube”, institucionalmente, ainda “restringe o uso no trabalho basicamente por questões de segurança da rede interna”. Mas a empresa também “reconhece a importância e, há cerca de um ano, vem estudando a atuação de outras grandes empresas em relação ao assunto”.
A Vale atua nas redes há um ano, também institucionalmente, e “por enquanto” mantém os sites bloqueados, em restrição que vem de longa data. “Mas eles são liberados caso a caso, por solicitação das áreas”, como já ocorre com os departamentos de comunicação e de recursos humanos, “ao menos em parte”. E “no celular é liberado”.
A Eletrobras, que “monitora e interage com usuários de Twitter, Facebook e YouTube”, institucionalmente, ainda “restringe o uso no trabalho basicamente por questões de segurança da rede interna”. Mas a empresa também “reconhece a importância e, há cerca de um ano, vem estudando a atuação de outras grandes empresas em relação ao assunto”.
A Vale atua nas redes há um ano, também institucionalmente, e “por enquanto” mantém os sites bloqueados, em restrição que vem de longa data. “Mas eles são liberados caso a caso, por solicitação das áreas”, como já ocorre com os departamentos de comunicação e de recursos humanos, “ao menos em parte”. E “no celular é liberado”.
INVESTIR EM EDUCAÇÃO
Também no Itaú a política sobre redes sociais depende do departamento. Na área de marketing o acesso “é totalmente liberado e irrestrito”, pois as redes sociais são “ferramentas de trabalho”.
Diz Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do banco: “A gente prefere muito mais investir em educação do que em restrição. E aí, tanto na pessoa jurídica como na física. A sua atitude, a informação que você passa diz respeito a você e à organização de que faz parte. A gente tem a preocupação de que o colaborador tenha ciência de que ele, tanto em hora útil como em fim de semana, atua na organização -e é importante que seja respeitoso, tome cuidado com os comentários”.
E não há alternativa, afirma Chacon: “55% dos colaboradores do banco são geração Y [nascidos entre 1978 e 2000]. Como é que você vai inibir que essas pessoas tenham uso da ferramenta como fazem no dia a dia de suas vidas? O mundo muda, o Itaú tem que mudar com ele”. Cláudio Gonçalves, vice-presidente de gente e gestão da construtora Andrade Gutierrez, concorda. Ele afirma que o grupo tem “ativa participação institucional nesse ambiente”, listando Facebook, Twitter e YouTube, e que “o acesso irrestrito é proibido no trabalho, mas estamos estudando a possibilidade de liberação”, pois “o uso crescente das redes sociais, inclusive no ambiente de trabalho, nos parece uma tendência irreversível. Pode ser um dreno de tempo e esforço ou uma ferramenta comum e até útil. A diferença reside na atitude do líder imediato e no tipo de governança que a empresa desenvolve”.
Também no Itaú a política sobre redes sociais depende do departamento. Na área de marketing o acesso “é totalmente liberado e irrestrito”, pois as redes sociais são “ferramentas de trabalho”.
Diz Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do banco: “A gente prefere muito mais investir em educação do que em restrição. E aí, tanto na pessoa jurídica como na física. A sua atitude, a informação que você passa diz respeito a você e à organização de que faz parte. A gente tem a preocupação de que o colaborador tenha ciência de que ele, tanto em hora útil como em fim de semana, atua na organização -e é importante que seja respeitoso, tome cuidado com os comentários”.
E não há alternativa, afirma Chacon: “55% dos colaboradores do banco são geração Y [nascidos entre 1978 e 2000]. Como é que você vai inibir que essas pessoas tenham uso da ferramenta como fazem no dia a dia de suas vidas? O mundo muda, o Itaú tem que mudar com ele”. Cláudio Gonçalves, vice-presidente de gente e gestão da construtora Andrade Gutierrez, concorda. Ele afirma que o grupo tem “ativa participação institucional nesse ambiente”, listando Facebook, Twitter e YouTube, e que “o acesso irrestrito é proibido no trabalho, mas estamos estudando a possibilidade de liberação”, pois “o uso crescente das redes sociais, inclusive no ambiente de trabalho, nos parece uma tendência irreversível. Pode ser um dreno de tempo e esforço ou uma ferramenta comum e até útil. A diferença reside na atitude do líder imediato e no tipo de governança que a empresa desenvolve”.
ESTÍMULO
Das grandes empresas que aceitaram falar, a Unilever, que produz nos setores de alimentação, higiene e limpeza, aparenta ter a política mais assentada. “Não proíbe ou regula”, pelo contrário, “estimula”, diz Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de comunicação corporativa para a América Latina.
Das grandes empresas que aceitaram falar, a Unilever, que produz nos setores de alimentação, higiene e limpeza, aparenta ter a política mais assentada. “Não proíbe ou regula”, pelo contrário, “estimula”, diz Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de comunicação corporativa para a América Latina.
“A Unilever mantém as redes sociais abertas para navegação de seus funcionários, não somente nas páginas que possui, mas para páginas pessoais também, com a consciência de que não devem discutir questões de natureza privada com as profissionais. As redes são parte da realidade e devem ser usadas com bom senso.
A Unilever preza pela privacidade de seus funcionários, por isso recomenda que tenham responsabilidade, mas não controla o conteúdo.”
A empresa informa e treina “todos os funcionários, sem exceção”, sobre seu código de princípios.
A Unilever preza pela privacidade de seus funcionários, por isso recomenda que tenham responsabilidade, mas não controla o conteúdo.”
A empresa informa e treina “todos os funcionários, sem exceção”, sobre seu código de princípios.
FRASE
“A informação que você passa diz respeito a você e à organização. A gente tem a preocupação de que o colaborador tenha a ciência de que ele, tanto em hora útil como em fim de semana, atua na organização”
FERNANDO CHACON
diretor-executivo de marketing do Itaú
FERNANDO CHACON
diretor-executivo de marketing do Itaú
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