POLÍTICA CIDADANIA E DIGNIDADE

INFORMAÇÃO & FORMAÇÃO - NOTÍCIA & OPINIÃO

Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Estresse, tabu e hierarquia: por que os policiais se matam


  • André Cabette Fábio
  • Pesquisadores analisam os motivos que fazem a Polícia Militar do Rio de Janeiro ter um índice de suicídios maior do que a população do Estado



    FOTO: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
     POLICIAL MILITAR NA INAUGURAÇÃO DA UPP DA ROCINHA, EM 2012










    Além do risco de morrer em combate, policiais também têm uma chance maior de se suicidar. Longas jornadas de trabalho, afastamento da família, desvalorização profissional e falta de acompanhamento psicológico contribuem para que isso ocorra.
    Lançado no final de março, o livro “Por que Policiais se Matam?”, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (Gepesp) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em parceria com a PM fluminense, aponta que policiais militares do Rio de Janeiro tiveram em 2009 uma chance 6,6 vezes maior de cometer suicídio do que a média da população do Estado. O problema se repete em outras polícias do país, mas é um tabu. E a falta de notificação dos casos sugere que é ainda mais grave, aponta o trabalho.
    “Viver sob o signo da violência, acreditar nela como modo de resolver conflitos, altera nossa relação com a morte e por via de consequência subtrai densidade de sentido à vida.”
    Ibis Silva Pereira
    Coronel reservista da Polícia Militar, ex-chefe de gabinete do Comando Geral da PM fluminense e mestre em filosofia
    Realizado a partir de parceria entre cinco psicólogas da Polícia Militar e pesquisadores da Uerj de diferentes áreas, o trabalho afirma que 10% dos 224 policiais militares entrevistados pelo estudo tentaram suicídio, e 22% pensaram em fazê-lo. “Apesar da gravidade do problema, o suicídio entre policiais não tem recebido a devida atenção do poder público nem das organizações policiais internacionais e nacionais”, diz o livro.
    58
    Policiais militares se suicidaram no Estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 2009, segundo dados da Polícia Militar
    55
    Desses suicídios ocorreram nos dias de folga. Segundo o estudo do Gepesp com a Polícia Militar, é provável que haja subnotificação de casos
    A partir da investigação de 26 casos de suicídio, a pesquisa traçou o perfil das vítimas. Eles são no geral praças (sargentos, cabos e soldados), casados, têm entre 31 e 40 anos e trabalham em unidades operacionais. Veja abaixo algumas das conclusões sobre por que o suicídio é um problema tão comum entre os policiais e o que pode ser feito sobre a questão.

    Por que policiais se matam#

    Tabu ao redor do suicídio

    Uma das principais dificuldades para lidar com o problema do suicídio policial é o tabu ao redor da questão. Policiais militares com problemas emocionais ou psiquiátricos sofrem preconceito, e o suicídio é tratado como uma vergonha dentro e fora das polícias. “A própria família tem vergonha, independente de ser policial ou não”, disse ao Nexo Dayse Miranda, organizadora do livro “Por que Policiais se Matam?”.
    Admitir o suicídio também envolve uma questão econômica. Quando um policial morre em combate, sua família recebe uma pensão equivalente à aposentadoria completa. Já famílias de policiais suicidas recebem a pensão relativa ao tempo durante qual  o policial trabalhou. Elas também não ganham seguro de vida. A pesquisa obteve relatos de colegas que alteraram as cenas em que policiais suicidas foram encontrados mortos como forma de maquiar o que ocorreu. Outros se expõem excessivamente em combate, uma forma de morrer maquiando os próprios suicídios.
    “Quatro policiais contaram que entraram sem colete [à prova de balas] em confrontos na favela da Maré em dias em que estavam ‘a fim de morrer’. Eles sabem que se não morrerem assim a família perde benefícios.”
    Dayse Miranda
    Organizadora do livro “Por que Policiais se Matam?”, do Gepesp

    Escalas de trabalho e trabalho extra

    As escalas de trabalho dos policiais prejudicam seu descanso, os afastam, afetam sua saúde psicológica e os afastam das próprias famílias e outras redes de apoio que poderiam auxiliá-los em momentos de crise. Há vários modelos de escalas. Uma das mais detestadas é a que prevê trabalho por 12 horas com descanso por 24, seguida por mais 12 horas trabalho e descanso por 48 horas.
    O problema, segundo Dayse Miranda, é que policiais da PM do Rio de Janeiro têm sido levados a trabalhar nessa segunda folga através do chamado Regime Adicional de Serviço (RAS). Trata-se de uma espécie de hora extra opcional que, por causa da falta de efetivo, está se tornando, na prática, obrigatória, afirma.
    Isso é agravado pelo fato de que muitos policiais moram longe da área em que atuam. “Tem policiais que demoram três horas para chegar na UPP em que vão passar a noite inteira acordados com uma arma”, diz.
    A pressão sobre o efetivo policial piora durante grandes eventos ou acontecimentos políticos, o que aumenta o tempo trabalhado. “Na época das manifestações [de junho de 2013], as escalas eram de 24 horas e os policiais saíam no dia seguinte”, conta Dayse. Mesmo aqueles da área administrativa - com frequência levados a ocupar seus postos porque têm problemas de saúde -, passam por isso. “Se o policial tiver que trabalhar três dias direto, ele vai”, diz. Ela também destaca que esse esforço não é reconhecido pela sociedade.
    “No Rio de Janeiro o policial é visto como algoz. A sociedade brasileira não conhece o sofrimento do policial. Sabe do policial que mata, mas não do policial que se mata.”
    Dayse Miranda
    Organizadora do livro “Por que Policiais se Matam?”, do Gepesp
    Assim como a polícia carioca, a Polícia Militar de São Paulo também criou um dispositivo  por meio do qual policiais podem trabalhar além do tempo habitual. Elaborada em 2009 pela gestão de Gilberto Kassab (PSD), a Operação Delegada é um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar através do qual policiais em horários de folga podem trabalhar para a administração municipal para obter renda extra, se desejarem.
    FOTO: TÂNIA RÊGO /ABR
    Policial militar na ocupação do Morro do Caju, no Rio de Janeiro, em 2013
     POLICIAL MILITAR NA OCUPAÇÃO DO MORRO DO CAJU, NO RIO DE JANEIRO, EM 2013

    Hierarquia rígida

    De acordo com Dayse Miranda, os policiais militares não encaram a hierarquia como um problema, mas se ressentem do abuso de autoridade. Entre os relatos que colheu estava o de um policial que sofreu uma “bicuda” de seu superior. A pesquisadora relata, ainda, o caso de um policial que disse disse ao comandante que não estava bem, morava longe do trabalho e tinha problemas na família. “O chefe deu ordem de prisão. Ele foi ao banheiro e se matou na própria unidade”, diz.
    "O comando não entende que você tem que tratar bem um policial porque ele lida com pessoas difíceis, tensas e tem que lidar com um ambiente difícil. Não pode transformar a vida do policial militar em um inferno”, diz o coronel reformado José Vicente da Silva Filho. Ele cita como exemplo o exército americano, que tem focado em dar um tratamento mais humano aos soldados.
    Dayse ressalta que abusos não são um problema exclusivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e sim algo generalizado entre as corporações.

    Falta de estrutura de apoio

    O policial militar Miguel usava medicamentos para transtornos de humor receitados por um amigo médico, mas não recebia nenhum tratamento psicológico ou psiquátrico. Ele brincava de roleta-russa em casa na frente da mulher e dos filhos e mencionou “ter vontade de dar um tiro na cabeça” no trabalho, mas não recebeu nenhum atendimento específico. Seu suicídio é um dos casos relatados no livro “Por que Policiais se Matam?” - o nome é fictício.
    Esse não é um episódio é isolado. Praticamente todas as polícias brasileiras sofrem com falta de atendimento psicológico, em particular o especializado em suicídio. A Polícia Militar do Rio de Janeiro é considerada bem servida em se tratando do número  de psicólogos, quando comparada com outras corporações do país, mas mesmo assim o efetivo é pequeno. São 95 psicólogos para atender 40 mil policiais militares na ativa e na reserva. E apenas dois psiquiatras, um voltado para os policiais e uma outra, especializada em crianças, para atender os filhos dos agentes.

    Acesso a armas de fogo

    Dados de 2000 do Sistema de Informação de Mortalidade apontam que 51,5% dos suicídios no Brasil foram por enforcamento. Armas de fogo ficam em segundo lugar, com 19,6% do total.
    Entre os policiais, no entanto, a proporção é diferente. Entre os 22 casos acompanhados pela pesquisa para o livro, 14 mortes foram causadas por armas de fogo.
    FOTO: RICARDO MORAES/REUTERS
    PM fluminense monta guarda no Rio
     POLICIAL MILITAR MONTA GUARDA EM BASE DA UPP, NO RIO

    O que fazer para melhorar a situação dos policiais#

    Desmistificação do suicídio e implementação de programas de apoio

    Dayse Miranda defende a criação de programas voltados exclusivamente para policiais que apresentam sinais de que pensam em se suicidar. Ela cita como exemplo positivo o da Polícia Militar de São Paulo, que criou o Programa de Prevenção de Manifestações suicidas em 2004.

    Retirar a arma de policiais com problemas psicológicos

    O livro recomenda que policiais com risco de suicídio tenham  suas armas temporariamente apreendidas - inclusive com a alteração do regulamento interno da polícia militar.

    Um tratamento mais humano na hierarquia policial

    De acordo com Dayse Miranda, quem comanda a polícia precisa tratar seus subordinados de forma mais humana. “Temos uma história de um sargento que tentou seis vezes suicídio e foi afastado do cargo. No final de 2013 o seu comandante fez a diferença, deu a ele de volta o seu cargo de comando. Isso resgatou a sua autoestima e fez com que voltasse a ser respeitado por colegas”, conta Dayse Miranda.

    Diminuir o tempo de trabalho

    Segundo a pesquisadora, também é necessário garantir o aumento do efetivo policial para que escalas desumanas não sejam empregadas, principalmente em grandes eventos, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
    Além de permitir descanso e ajudar a diminuir o estresse, oferecer jornadas mais curtas permite que os policiais tenham mais tempo para se aproximar da família e dos amigos, fortalecendo sua rede de apoio.

    Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/21/Estresse-tabu-e-hierarquia-por-que-os-policiais-se-matam#.VxpWOpn4SFQ.mailto
    Postado por Política cidadania e dignidade às 4/22/2016 07:39:00 PM
    Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    politicacidadaniaedignidade.blogspot.com

    AS MAIS LIDAS!

    • Anuncio do Prêmio Produtividade 2014 é medida para abafar insatisfacão dos policiais e bombeiros militares
      Prêmio Produtividade 2014  - Governador anuncia data do pagamento Estado pagará 14º salário em 30 de março Funcionários do estado rec...
    • Liquidação antecipada de empréstimo consignado, um direito do cliente
      Editorial do Blog: Há muitos problemas e dificuldades que são impostas pelas instituições financeiras e enfrentadas pelo cliente, ...
    • TABELA DE AUMENTO SALARIAL DE MINAS GERAIS ATÉ 2015
      CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTÁ-LA
    • (nenhum título)
      Trabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MG  A grande estiagem do verão no Sudeste nos últimos dias provocou a re...
    • DIA 19, SOMOS UMA ÚNICA CLASSE: A CLASSE DOS OPERADORES DA SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS GERAIS
      DIA 19 de outubro - Manchetes nos jornais de Minas Gerais. SERÁ QUE GOVERNO ESPERA VER ESTÁ NOTÍCIA NOS JORNAIS. "Policiai...
    • PROGRAMA DE ALTO RENDIMENTO DE ATLETAS, E PORQUE NÃO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS "?”
      "Não se pode amesquinhar o mérito das conquistas olímpicas, sejam de militares ou cidadãos civis que treinaram, se sacrificaram e lut...
    • Responsabilidade civil do estado
      Galdiana dos Santos Silva         Resumo:  O presente estudo procura analisar a responsabilidade civil do Estado pe...
    • Atestado de antecedentes/ folha de antecedentes criminais
      »  João Lopes                                    É muito comum que se faça confusão no entendimento do que é o   Atestado de...
    • Estaremos destinados a nos tornar uma nação de zumbis?
      Nós, brasileiros, passamos por tempos difíceis; inúmeras empresas encerram suas atividades; o desemprego cresce; a inflação aumenta;...
    • EXONERAÇÃO DO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR, E AFASTAMENTO DO GOVERNADOR DO ESTADO, FERNANDO PIMENTEL
      "Para alguns o trabalho é um castigo,para outros dignidade e honra." Carlos Hermel Os policiais e bombeiros militar...

    CIDADANIA E DIGNIDADE PARA TODOS!

    CIDADANIA E DIGNIDADE PARA TODOS!
    A LUTA POR DIRETOS É UMA LUTA SEM TRÉGUAS. FÉ, ÉTICA, E COMPROMISSO.

    Cartão de Visita do Facebook

    José Luiz Barbosa Barbosa

    Cria o teu cartão de visita

    Termo de responsabilidade

    "Se acha caro o custo do conhecimento, é porque ainda não parou para pensar no custo da ignorância."

    O conteúdo das matérias e comentários originadas de outras fontes, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores pela violação de qualquer direito do cidadão.

    As publicações e seus autores, não expressam necessariamente a opinião ou pensamento dos editores do blog.

    Reservamo-no o direito de garantir o direito de resposta, desde que haja manifestação do interessado, de acordo com disposição expressa na Constituição Federal.

    Delito de opinião, vulgarmente, como viés do pensamento democrático, é atribuir ao verbo, falado ou escrito, um ato digno de punição.





    Filiação gratuita-Envie para cidadaniaedignidade@yahoo.com.br

    Ficha
    View more documents from noticiadacaserna

    BLOG INTERESSANTES

    • Abordagem Policial
      Rio de Janeiro bate recorde de homicídios
      Há 8 anos
    • APPMARESP COM VOCÊ!
      PLANO DA ESQUERDA: A MENTIRA SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS SER UM
      Há 9 anos
    • Arma Branca
      A chacina na Grande São Paulo e o que não aprendemos com os crimes de Maio de 2006
      Há 9 anos
    • BLOG DOS AGENTE PENITENCIÁRIO DE MG
      Há um mês
    • Blog Alferes
    • Blog Dag Vulpi
      Não dá pra comparar Lula com Bolsonaro. E você sabe disso.
      Há 3 semanas
    • Blog debate policial
      Jovem é preso com 80 kg de maconha, colete balístico e litros de “Lolo” em Contagem (MG)
      Há 10 anos
    • BLOG DO ALUIZIO AMORIM
      AFINAL, O QUE DE FATO PODE ACONTECER NOS ESTADOS UNIDOS?
      Há 4 anos
    • Blog do Anastácio
      Felipe Neto no gabinete do ódio/Nikolas denunciado e LULA defende a said...
      Há um ano
    • Blog do Banana
      IEL-PE realiza imersão exclusiva ‘O Diferencial é vendas!’ em Petrolina-PE
      Há um ano
    • Blog do Dirceu Rabelo
      GÊNESE NO LAR – Tema: UM LAR ESPÍRITA – Apresentação: Carlos Alberto Braga Costa
      Há 3 anos
    • BLOG DO GRADUADO
      Polícia Militar e escolas: uma parceria de sucesso
      Há 9 anos
    • Blog do Lomeu
      SC: procurador é afastado por defender intervenção militar
      Há 10 anos
    • Blog do Planalto
      Políticas públicas para educação serão ampliadas, diz ministro da Educação
      Há 9 anos
    • Blog do Ricardo Gama
      Anitta treme bumbum na frente de rapaz em festa de aniversário do ex-namorado; assista!. Parte da imprensa já tinha ido embora quando Anitta chegou, às 4h da manhã desta quinta-feira (01), acompanhada de um batalhão de seguranças para fazer o show em comemoração ao aniversário de 23 anos do ex-namorado, o empresário Tuka Carvalho, na boate La Isla, na Barra da Tijuca
      Há 11 anos
    • Blog do Robson Sávio
      Ecos das jornadas de 2013
      Há 5 anos
    • Blog dos Pracinhas - Site de notícias policias
      Homem estupra sobrinha de 5 anos e é assassinado em Sarzedo
      Há 11 anos
    • BLOG MILITAR LEGAL
      UM ESTÁDIO PARA O FLUMINENSE E DUQUE DE CAXIAS
      Há 9 anos
    • Blog niceops@política
      Copa 2014: Exército Brasileiro será força auxiliar dele mesmo?
      Há 11 anos
    • Blogs — Rede Brasil Atual
    • Carpe Diem! Cotidianices.
      Mudança de plataforma
      Há 8 anos
    • Criando condições à liberdade
      A MANIFESTAÇÃO
      Há 11 anos
    • CRITICANDO A MÍDIA
      CASINHA BRANCA
      Há 6 meses
    • CULTURA DA SEGURANÇA
      Uma Rede Social que aproxima vizinhos e reforça a segurança.
      Há 9 anos
    • DAMASCENO REALIDADE
      Estou de luto!
      Há 11 anos
    • Direito Mastigado
    • Direito Penal
      Art. 1º - Anterioridade da Lei
      Há 15 anos
    • ELETROGUARD Energia Solar e Eólica
      Invista em energia limpa e ainda lucre com isso...
      Há 10 anos
    • ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE ???
      FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
      Há 10 anos
    • Evidentemente
      Grande público prestigia festejos do 2 de Julho com presença de Lula
      Há um ano
    • GGN | O jornal de todos os Brasis
    • Grupo Ciências Criminais
      TCC:A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA PELO DELEGADO DE POLICIA
      Há 6 anos
    • GUARDA MUNICIPAL BH
      OPA MAIS DE 50000 MIL ACESSOS !!!!!!
      Há 15 anos
    • Horta Urbana
      Rotação de Culturas
      Há 9 anos
    • Informativos (Jurisprudência) do STF e STJ - Separada e Comentada / Atualização Normativa
      Artigo 5º - Defensoria Pública (19/09/12)
      Há 12 anos
    • Jacqueline Muniz - Grupo de Estudos Estratégicos
      Há 15 anos
    • Luiz Flávio Gomes
    • LUZ ESPÍRITA - Canoas/RS
      Novos Filmes Espíritas À Caminho!
      Há 9 anos
    • NOTICIAS PM
      Há 11 anos
    • Notícias da PC
    • Penal em Foco
    • Peças Processuais
      Pedido de Transferência de Restos Mortais
      Há 14 anos
    • Policiais e bombeiros do Brasil
      Eleições 2018 é chegada a hora de colocar ordem na casa.
      Há 6 anos
    • Ponte
      Enquadros da PM são mais invasivos nas periferias e rendem até folgas a policiais
      Há 3 anos
    • Professor Felipe Novaes
      Novo site
      Há 9 anos
    • Promotor de Justiça
      SÍNDROME DE ESTOCOLMO NO FEMINICÍDIO
      Há uma semana
    • Prática Policial
      SUCATEAMENTO DAS POLÍCIAS CIVIS - O PAPEL DO CICLO COMPLETO
      Há 9 anos
    • Pública
    • SOLDADO HUNTER
      Lula continuará preso!
      Há 6 anos
    • UNIVERSO POLICIAL
      Nova versão do aplicativo de simulação do Contracheque PMMG / CBMMG
      Há 9 anos
    Mostrar 25 Mostrar todos

    Pesquisar este blog

    A história dos direitos humanos

    2014 O ANO DE LUTA PELA CIDADANIA E RESPEITO A DIGNIDADE DOS PRAÇAS!

    O ano de 2014, será marcado pela luta por direitos e garantias fundamentais para os policiais e bombeiros militares, e pelo fortalecimento e respeito à sua cidadania e dignidade.

    Nas eleições teremos novamente teremos a chance de escolher os candidatos que nos representaram na Assembléia Legislativa, Câmara Federal e também o Governador de Minas Gerais.

    VAMOS DEMITIR OS CORRUPTOS E ELEGER CANDIDATOS FICHA LIMPA, PORQUE TEM CANDIDATO QUE ESTÁ MAIS SUJO QUE POLEIRO DE PATO.

    O espaço do blog será dedicado preferencialmente para discussões que possam atender aos interesses dos praças, que são considerados subcidadãos, pois sua cidadania é vergonhosamente submetida a restrições e limitações arbitrárias, ilegais e até demagógicas.

    BASTA DE INJUSTIÇAS! DESRESPEITO! HUMILHAÇÃO! ABUSOS E DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL!
    EXIGIMOS A IMEDIATA DEMOCRATIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR E O FIM DA IMPUNIDADE ENTRE OFICIAIS.

    ACESSE A VERSÃO ON LINE DA CARTILHA DE DIREITOS HUMANOS DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - MG

    ACESSE A VERSÃO ON LINE DA CARTILHA DE DIREITOS HUMANOS DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA - MG

    José Luiz Barbosa

    Minha foto
    Política cidadania e dignidade
    Nascido em Bom Jesus do Galho/MG, casado com Márcia A. Gomes Ferreira Barbosa, sendo filhos Thalles Ramon G. Ferreira Barbosa e Matheus Ayram G. Ferreira Barbosa, com 28 anos de serviço prestado a sociedade, ex-membro da comissão que elaborou o código de ética e disciplina dos militares de Minas Gerais, bacharel em direito, presidente da Associação Cidadania e Dignidade, militante e defensor das garantias e liberdades fundamentais, palestrante e debatedor sobre direitos e garantias fundamentais, legislação disciplinar militar, polícia e sociedade, política e polícia, organização e formação política e direito penal militar, fundador do movimento mineiro pela segurança pública. Acredito em Deus, como supremo criador do universo e cultivo uma fé inabalável na capacidade do homem em mudar e transformar o mundo.
    Ver meu perfil completo

    translator's blog

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
    By Ferramentas Blog

    Sites Interessantes!

    • http://emporiododireito.com.br/
    • http://www.auditoriacidada.org.br/
    • http://www.ibccrim.org.br/
    • http://www.ecodesenvolvimento.org/
    • http://www.justitia.com.br/
    • http://www.poisze.com.br/
    • http://www.blumenews.com.br/
    • http://www.opalheiro.com.br/
    • http://www.vicosaurgente.com.br/
    • Portal dos Delegados
    • PLANTÃO POLICIAL MG
    • AGÊNCIA SOMA
    • http://www.plantaopolicialmg.com.br/
    • http://radioposte.com/
    • Versão digital (ebook)
    • Amigos da Caserna
    • Sgtvitormoreira
    • Patrulha do interior
    • Fraudes
    • Blogosfera Brasil
    • Policia pela ordem
    • http://www.tudoviagem.com/
    • http://www.marcovilla.com.br/
    • Portal Clipping
    • www.redinter.org
    • www.votoconsciente.org.br
    • www.pontojuridico.com
    • www.fraseseproverbios.com
    • Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
    • Biblioteca da Câmara Federal
    • www.policiaeseguranca.com.br
    • www.conteudojuridico.com.br
    • www.impostometro.org.br
    • www.onu.org.b
    • Biblioteca virtual
    • BomJesus Emfoco
    • www.bombeirosdobrasil.com
    • www.minhavida.com.br
    • Direitos fundamentais
    • judexquovadis.blogspot.com
    • www.pec300.com.br
    • projetopoliticomilitares.com.br
    • Associação nacional de direitos humanos
    • Direitos humanos
    • Consultor jurídico
    • Biblioteca mundial
    • capitaoassumcao
    • Direito positivo
    • www.viomundo.com.br
    • Partido da segurança pública e cidadania
    • www.oliveiracampaniniadvogados.com.br
    • comunique-se

    FAÇA O DOWNLOAD DO CD – LEGISLAÇÃO PM

    FAÇA O DOWNLOAD DO CD – LEGISLAÇÃO PM

    Digite seu e-mail! Confira a caixa de e-mail e ative clicando no link. Grato!

    O movimento dos praças de 1997 teve seu último capítulo em 2011

    Receba as postagens do Blog no seu e-mail. É simples, é só se cadastrar!

    SEJAM BEM VINDOS.

    As decisões são resultado do exercício do poder político?

    Este blog é um veículo de comunicação, informação, apoio, orientação e de denúncias, voltado preferencialmente para policiais e bombeiros militares de Minas Gerais, que são vítimas de abuso, desrespeito, injustiça, ilegalidade, e qualquer espécie de assédio moral.
    Trata-se também de um instrumento pertencente a Associação de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade, legalmente constituída, e que atua prioritariamente na luta dos direitos e garantias fundamentais, como pressuposto para o exercício pleno da cidadania e do respeito à dignidade humana.
    É com esta frase que damos início a nossa tarefa de concentrar nossas energias e forças no trabalho de conscientização política e de classe, numa perspectiva de construir um projeto político coletivo, sem discriminação de qualquer natureza, em especial a hierárquica.

    A mudança na denominação do blog, com a supressão da palavra segurança por política, tem sua razão de ser, pois é na arena política que ocorrem as discussões e as decisões das ações, projetos, programas, planos e medidas que interferem na vida do cidadão, e neste campo, a segurança pública ganhou visibilidade e importância, já que foi com a eleição de parlamentares trabalhadores da segurança pública, que passamos a compreender um pouco sobre o processo político e o cidadão de nossa luta por um segurança pública efetiva e de qualidade.

    O resultado das eleições Brasil afora comprova não só o que todos sabemos, que somos uma classe desprovida de um projeto político coletivo, com uma incipiente organização e conscientização política, e com pouca capacidade de mobilização e articulação em âmbito estadual e nacional, porque o mal da desvalorização profissional, do desrespeito a dignidade e do cerceamento ao exercício da cidadania assolam indistintamente todos os órgãos encarregados de aplicação da lei, principalmente as polícias e corpos de bombeiro militares.

    Assim esperamos que nos honrem com sua participação, porque deste espaço podem surgir estratégias e uma mobilização capaz de nos possibilitar um novo olhar sobre a política e o desvelamento de mecanismo que nos façam caminhar unidos como uma única classe, em que o interesse público seja o de servir o cidadão, trabalhando para melhorar e qualificar a segurança pública.

    E será neste espaço democrático e participativo que também exerceremos o direito de fiscalizar e informar aos internautas sobre as ações políticas de nossos representantes.

    Um fraterno abraço e, sejam bem vindos!


    Seguidores

    Arquivo do blog

    • ►  2017 (2)
      • ►  janeiro (2)
    • ▼  2016 (616)
      • ►  novembro (1)
      • ►  outubro (3)
      • ►  agosto (7)
      • ►  julho (39)
      • ►  junho (70)
      • ►  maio (115)
      • ▼  abril (92)
        • Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câma...
        • Temer não poderá nomear ministros, caso Dilma se a...
        • Ministros destacam que novo CPC não revogou todos ...
        • Cadastro reserva em concurso público é inconstituc...
        • Pesquisa Pronta traz princípio da insignificância ...
        • A filosofia política de Mujica por ele mesmo
        • Investigados pela PF, governador de MG garante for...
        • Bolsonaro é denunciado por crime contra a Humanida...
        • ALMG realiza debate sobre energias renováveis
        • Comissão quer avaliar condições do sistema prision...
        • Dilma enviará ao Congresso projeto para acabar com...
        • Bancada evangélica aprova PEC que dá à Igreja pode...
        • Grupo de Temer quer cortes em saúde e educação
        • Respiração artificial: Sobre o impeachment e suas ...
        • Conheça o castigo mórbido para quem bebe e dirige ...
        • Jair Bolsonaro cometeu crime e quebrou o decoro pa...
        • 'Agenda Temer' tenta pôr o Brasil de hoje na Repúb...
        • Cinco centenas, mais cinco
        • Drogas na ONU
        • Sete em cada dez leis analisadas pelo STF são inco...
        • PIMENTEL ACUADO CRIA DECRETO COM MEDO DE MANIFESTA...
        • Levantamento mostra os endereços mais inseguros em...
        • Sob o olhar do mundo
        • Sem ter como encerrar ocorrências por falta de vag...
        • BOLSONARO NÁO É UNANIMIDADE, POLICIAIS E MILITARES...
        • ONU, Cepal e OEA manifestam preocupação com "ameaç...
        • Após fala na ONU, Dilma diz que há golpe em curso ...
        • Anatel proíbe limite para internet fixa por tempo ...
        • A SOCIEDADE DO RISCO: O MEDO E O DIREITO PENAL
        • Justiça Militar condena civil no Rio com base no C...
        • Site da Anatel sai do ar
        • Estresse, tabu e hierarquia: por que os policiais ...
        • Brasil: Escritório da ONU repudia retórica contra ...
        • Justiça determina que o Estado do Rio pague imedia...
        • Aposentados protocolam pedido de impeachment de Pe...
        • Cunha mirou um alvo, acertou outro
        • SOBRE O ESTADO ILEGÍTIMO E ILEGAL E O DIREITO À RE...
        • Apenas 36 deputados se elegeram com seus próprios ...
        • Minha História: Fui torturada em 1970 e denunciei ...
        • Justiça veta Exército exigir altura, 20 dentes e t...
        • PDT EXPULSA OS SEIS DEPUTADOS FEDERAIS QUE VOTARAM...
        • DEPUTADOS FEDERAIS ENVERGONHAM OS BRASILEIROS E RE...
        • Pesquisadores dizem que não há solução mágica para...
        • Milhares prometem "Cancelaço" se operadoras impuse...
        • Audiência de custódia
        • Decano não conhece MS que pedia para Eduardo Cunha...
        • Novo CPC altera forma de cobrança das cotas condom...
        • A mentira do réu e a dosimetria da pena
        • Guia rápido para explicar a seus amigos/as por que...
        • Presidente Dilma sanciona lei autorizando o uso da...
        • Consumidor pode mover ação por impostos indevidos ...
        • AS VERDADEIRAS RAÍZES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL
        • Mais poder para a PM
        • STF derruba pagamento de pensão vitalícia para ex-...
        • O policial não necessariamente necessita ser um ju...
        • Redes sociais mostram que brasileiros não sabem o ...
        • “Estado democrático de direito” ou “Democracia”?
        • Melhor maneira de julgar um crime é imaginar o enr...
        • Campeão de assassinatos, Brasil perde mais da meta...
        • 'Redução da violência não se resume a policiamento'
        • Servidores públicos, policiais e bombeiros militar...
        • ENTIDADES, E DEPUTADOS TRANSFORMARAM MANIFESTAÇÃO ...
        • ASSOCIAÇÃO JURÍDICO-ESPÍRITA DO BRASIL POSICIONA-S...
        • PF indicia Fernando Pimentel sob suspeita de corru...
        • A crise política e o balanço da devastação. Entrev...
        • Em seu primeiro experimento, delação premiada viro...
        • Decretação ex officio da prisão temporária é manif...
        • Juiz determina cumprimento de pena para réus que a...
        • Juiz natural, devido processo legal e processo de ...
        • Proteção à imagem se aplica só ao indivíduo, não a...
        • O interrogatório no procedimento da Lei de Drogas ...
        • Fases da prisão em flagrante: iter prisiones
        • Deputado Federal Subtenente Gonzaga é denunciado p...
        • Veja a lista dos parlamentares que são réus no STF
        • Política e moral 10 x 0 Direito: e Deus mandará um...
        • Ação sobre Lei de Cotas terá rito abreviado
        • Os impostos são só para os trabalhadores e para os...
        • MP entra com ação pedindo que Samarco elimine vaza...
        • Alternativa à crise política precisa ser gestada p...
        • O xadrez da repactuação ou das novas eleições
        • Membro do MP, mesmo tendo ingressado antes de 88, ...
        • CNMP demite procurador da República que batia na m...
        • Polícia Municipal é a novidade na área da seguran...
        • Projetos que beneficiam servidores afastados são a...
        • Deputados pedem debates sobre questões de seguranç...
        • PMDB: UM PARTIDO ENTEADO DA DITADURA
        • Dona de agência de comunicação ligada ao PT fecha ...
        • Política Nacional de Resíduos Sólidos: “faltou cob...
        • Atos reforçam repúdio a tentativas de derrubar o g...
        • O que está em disputa é o conceito de democracia.
        • PMs de UPPs denunciam colegas à Comissão de Direit...
        • Prazos encerrados para partidos e pré candidatos
      • ►  março (42)
      • ►  fevereiro (92)
      • ►  janeiro (155)
    • ►  2015 (1905)
      • ►  dezembro (99)
      • ►  novembro (180)
      • ►  outubro (176)
      • ►  setembro (174)
      • ►  agosto (130)
      • ►  julho (125)
      • ►  junho (114)
      • ►  maio (153)
      • ►  abril (124)
      • ►  março (167)
      • ►  fevereiro (202)
      • ►  janeiro (261)
    • ►  2014 (2243)
      • ►  dezembro (251)
      • ►  novembro (185)
      • ►  outubro (250)
      • ►  setembro (153)
      • ►  agosto (191)
      • ►  julho (123)
      • ►  junho (169)
      • ►  maio (226)
      • ►  abril (179)
      • ►  março (175)
      • ►  fevereiro (158)
      • ►  janeiro (183)
    • ►  2013 (3487)
      • ►  dezembro (209)
      • ►  novembro (227)
      • ►  outubro (331)
      • ►  setembro (289)
      • ►  agosto (332)
      • ►  julho (362)
      • ►  junho (354)
      • ►  maio (380)
      • ►  abril (349)
      • ►  março (290)
      • ►  fevereiro (149)
      • ►  janeiro (215)
    • ►  2012 (2483)
      • ►  dezembro (231)
      • ►  novembro (231)
      • ►  outubro (117)
      • ►  setembro (2)
      • ►  agosto (113)
      • ►  julho (199)
      • ►  junho (229)
      • ►  maio (354)
      • ►  abril (240)
      • ►  março (286)
      • ►  fevereiro (240)
      • ►  janeiro (241)
    • ►  2011 (4277)
      • ►  dezembro (471)
      • ►  novembro (229)
      • ►  outubro (381)
      • ►  setembro (288)
      • ►  agosto (421)
      • ►  julho (396)
      • ►  junho (449)
      • ►  maio (606)
      • ►  abril (306)
      • ►  março (334)
      • ►  fevereiro (264)
      • ►  janeiro (132)
    • ►  2010 (502)
      • ►  dezembro (193)
      • ►  novembro (166)
      • ►  outubro (143)

    ASSOCIAÇÃO CIDADANIA & DIGNIDADE

    BLOG DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE DEFESA E PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIGNIDADE

    SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, AQUELE QUE LUTA PARA CONQUISTÁ-LA

    Total de visualizações de página

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL \ 1988


    CAPÍTULO V
    DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

    Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    § 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

    § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    § 3º - Compete à lei federal:


    José Luiz Barbosa, Presidente da Associação Cidadania e Dignidade
    Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade. Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.