Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POLÊMICA - Delegados vão à justiça contra resolução da Seds

Medida prevê que, em cidades que não têm delegacia de plantão, Polícia Militar deve liberar infrator
ALINE GONÇALVES
falesuper@supernoticia.com.br
O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindepominas) vai à Justiça contra uma resolução da Secretaria de Estado Defesa Social (Seds) que determina que, nos delitos ocorridos fora do horário de expediente das delegacias sem plantão, o infrator e as vítimas sejam liberados pela Polícia Militar.

A resolução, que entrou em vigor na última quarta-feira, aponta que os envolvidos nos crimes devem ser notificados a comparecer à delegacia durante o expediente dos dias úteis. A determinação vale apenas para crimes com pena máxima de quatro anos, sem ameaça grave, sem flagrante, e que não causem prejuízo à ordem pública, o que inclui furtos e ocorrências de trânsito, por exemplo.

Segundo o presidente do Sindepominas, Edson José Pereira, a resolução "passa por cima do Código de Processo Penal". Pereira disse que o militar que fica encarregado da ocorrência não tem conhecimentos jurídicos para fazer essa triagem. "O governo deixou sucatear a polícia judiciária".

Ainda conforme o sindicato, a resolução tenta resolver uma dificuldade criada no começo deste ano com a regionalização dos plantões. As ocorrências são registradas em cerca de 60 delegacias de todo o Estado, o que obriga os policiais militares a viajarem.

O Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol) já havia entrado, anteontem, com uma ação direta dizendo que a medida é inconstitucional.

Para o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette de Andrada, está havendo uma má interpretação da resolução. "Nunca foi objetivo da Seds liberar bandido. Ao contrário: queremos aumentar a segurança. Hoje, se há uma discussão entre vizinhos, todos os envolvidos são levados à delegacia mais próxima, ainda que ela esteja a 150 km do local e seja de madrugada. O que queremos é manter os carros de polícia na rua para os flagrantes".
(Com agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com