Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Homicídios em alta, apuração em baixa


Se há algo que não se pode negar aos governos Aécio/Anastasia é a redução das taxas de assassinatos na região metropolitana, especialmente na capital. O programa "Fica Vivo" e outras políticas públicas como a criação do GEPAR - Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (que promove contato direto entre policial e comunidade no dia-a-dia) fizeram com que os números caíssem a partir de 2003, quando já tínhamos quatro dígitos na conta dos assassinatos por ano em Belo Horizonte. As mudanças de comando na Defesa Social e outras correções de rumo, ainda no Governo Aécio, esfriaram o entusiasmo. Agora, quando Antonio Augusto Anastasia comanda o Palácio da Liberdade, fica a sensação de que precisam apertar o cerco.
 
Há, sim, denúncias de maquiagem nos números, como, por exemplo, escrever lesão corporal e não tentativa de homicídio em um boletim de ocorrência, o que resultará em números mais palatáveis ao final do ano. Na área de crimes contra o patrimônio temos assistido a um festival de horrores nos telejornais, com os bandidos ignorando solenemente as câmeras, a proximidade de postos de policiamento e antigas medidas preventivas nas moradias, como cerca elétrica e alarme.

Responsável por explicar, o delegado Edson Moreira começa com uma frase que não convence: "A situação está sob controle; o aumento é relativo ao ano passado, quando tivemos diminuição e, também, está subindo em todas as grandes cidades, como Belo horizonte". Em seguida, ele fala algo grave e que devia ser motivo de preocupação nacional: "A sensação de impunidade anima o criminoso, pois, no máximo, ele vai descansar em algum lugar e comer à custa da sociedade". Também se queixa de que as pessoas não cooperam, em função do medo de certos criminosos, como um dos mais procurados do momento, o "Quém-Quém" - outra verdade.
 
O pior é que os números crescem mês a mês e mais em algumas regiões, como o Barreiro, que lidera o ranking de notícias ruins. Responsável por explicar, o delegado Edson Moreira começa com uma frase que não convence: "A situação está sob controle; o aumento é relativo ao ano passado, quando tivemos diminuição e, também, está subindo em todas as grandes cidades, como Belo horizonte".
 
Em seguida, ele fala algo grave e que devia ser motivo de preocupação nacional: "A sensação de impunidade anima o criminoso, pois, no máximo, ele vai descansar em algum lugar e comer à custa da sociedade". Também se queixa de que as pessoas não cooperam, em função do medo de certos criminosos, como um dos mais procurados do momento, o "Quém-Quém" - outra verdade.

Eduardo Costa - Jornal Hoje em Diahttp://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/chamada-geral-1.319592/homicidios-em-alta-apurac-o-em-baixa-1.336511

Dia desses, a Flávia Scalzo, da Record, visitou vizinhos do governador, nas Mangabeiras - região das mais bonitas da cidade, onde a insegurança é a preocupação que mais une os moradores. Mas, de todos os males, o pior é mesmo o crime contra a vida. E os números não mentem: já são mais de dois homicídios por dia na capital, ou seja, até o penúltimo dia de agosto 531 contra 442 em igual período no ano passado, o que representa aumento de 17%. Entre as execuções, 15 duplos homicídios e um triplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com