Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Relatório Anual da Transparência Internacional



A corrupção no mundo tem aumentado nos últimos 3 anos, segundo afirmam seis em cada dez pessoas entrevistadas pela ONG Transparência Internacional (TI), para a publicação do “Global Corruption Barometer 2010”. O “Barometer 2010”, que entrevistou mais de 95.000 pessoas em 86 países e territórios, é a única pesquisa mundial sobre corrupção.
As opiniões sobre as tendências de corrupção são mais negativas na Europa e América do Norte, onde 73% e 67% das pessoas, respectivamente, pensam que a corrupção aumentou. Para mais da metade dos brasileiros as ações do atual governo para deter a corrupção são ineficazes. Outros 29% argumentaram serem medidas eficazes e 17% acham que os esforços não surtiram nenhum efeito.
A mensagem que se pode deduzir do “Barometer 2010” é que muitas pessoas têm perdido a esperança quanto à vencer a corrupção, A boa notícia, por outro lado, é que a união popular por meio dos movimentos da sociedade civil estão obrigando as autoridades responsáveis a mudar,  e estão incentivando muitas pessoas a se mobilizar pedindo mais transparência com os gastos públicos em todo mundo.
O relatório anual da TI indica que a percepção de corrupção no setor público do Brasil se manteve inalterada desde o ano passado, embora o país tenha subido no Ranking de Percepção da Corrupção, também produzido pela TI. A pontuação dada ao país no relatório permaneceu a mesma de 2009 – 3,7 numa escala de zero a dez, em que dez indica que os servidores são percebidos pela população como pouco corruptos e que zero corresponde à percepção de corrupção disseminada.
O Brasil ocupava no ano passado o 75º lugar entre 180 países no ranking. Na lista deste ano, em que foram relacionados 178 países, o Brasil ocupa a 69ª posição, juntamente com Cuba, Montenegro e Romênia.
O ranking da TI mede a percepção de corrupção nos setores públicos dos países, a partir de avaliações de fontes como fundações, ONGs, centros de estudos e bancos de desenvolvimento.

Destaques do ranking
  
Colocação
País (es)
Nota
Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura
9,3
Finlândia e Suécia
9,2
17º
Barbados
7,8
21º
Chile
7,2
22º
Estados Unidos
7,1
24º
Uruguai
6,9
69º
Brasil
3,7
105º
Argentina
2,9
146º
Haiti
2,2
164º
Venezuela
2,0
175º
Iraque
1,5
176º
Afeganistão e Mianmar
1,4
178º
Somália
1,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com