Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Separação de Detran e polícia provoca reações

FOTO: LEO FONTES - 23.4.2009
Departamento de trânsito mineiro é o único do país que ainda é ligado à Polícia Civil
A volta da discussão sobre a desvinculação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) da Polícia Civil já provoca manifestações contrárias à medida. Informações extraoficiais dão conta de que a separação dos órgãos é de interesse do governo do Estado, e um projeto nesse sentido irá começar a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), já no início de 2012. Oficialmente, o governo nega e informa que não tem uma proposta.

O Detran mineiro é o único entre os demais Estados brasileiros que ainda é controlado pela polícia. Em São Paulo, o órgão passou a ser independente neste ano. Para o chefe da Divisão de Habilitação e Controle de Condutor do Detran-MG, delegado Anderson França, o órgão mineiro é um dos melhores do país e não ganhará com a medida. "O governo não deve ceder à pressão, porque os Estados que saíram da polícia não são bons exemplos, e o custo para isso é alto", destacou.

O Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol) e o Sindicato dos Delegados (Sindepominas) compartilham o posicionamento contrário à ideia de desvinculação. Conforme o presidente do Sindepominas, Edson José Pereira, a proposta seria bem-vinda caso apenas o Detran da capital saísse do controle da polícia. "Enquanto um diretor do Detran ganharia R$ 40 mil, o delegado do interior faria a mesma coisa com um salário de R$ 2.000", disse.

Já o presidente do Sindpol, Antônio Pereira, tem receio de a corporação ser enfraquecida com a medida.

Discussão
A separação está sendo discutida desde 1999, quando foi apresentada uma proposta, após o estouro da CPI das Carteiras, que apurava emissão de habilitações falsas em delegacias mineiras.
PEC foi assinada
Em fevereiro deste ano, o deputado Durval Ângelo (PT) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que o Estado organize o Sistema Estadual de Trânsito, independente da Polícia Civil. A PEC defende que a atuação da corporação no trânsito seja apenas na apuração de crimes e não nos setores administrativos.
Fonte: Super notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com