Em meio a pressões nos países desenvolvidos para que sejam feitos cortes nos orçamentos destinados à assistência, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon pediu hoje (30/11) que esses países cumpram seus compromissos de ajuda, investindo nos pobres do mundo. Ban alertou que o sucesso só será alcançado se os doadores unirem seus esforços, assegurando que o apoio financeiro seja responsável, flexível e conduzido pelos próprios países atendidos.
Ban Ki-moon participou do 4º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, iniciado ontem (29/11) em Busan (Coreia do Sul), e afirmou que os governos não devem deixar que a crise econômica global os afastem do apoio aos mais necessitados. “Cortar o opoio financeiro não irá equilibrar seus orçamentos. Mas vai prejudicar os pobres – os mais vulneráveis da família humana”.
Ban Ki-moon disse que a ajuda deve ser vista como um investimento inteligente em segurança e em prosperidade, que cria empregos e expande mercados. No entanto, alertou os países apoiados sobre a responsabilidade pelos recursos recebidos, ressaltando que eles devem definir prioridades de desenvolvimento e estratégias claras para que haja um impacto visível em suas sociedades.
O Secretário-Geral também disse a repórteres que os resultados do Fórum em Busan irão ajudar as discussões na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que será realizada no Brasil em junho de 2012.
Fonte: ONU.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada