Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A situação das Polícias no Brasil

É crescente o número de movimentos  reivindicatórios das diversas carreiras policiais em todo o território nacional. Embora a segurança pública seja um reclame imediato da sociedadebrasileira, entre os dirigentes políticos e gestores públicos o discurso tão comum nas campanhas eleitorais não se traduz em boas práticas.

Questões básicas como piso salarial, valorização profissional e melhores condições de trabalho não passam de promessas que nunca se concretizam. Enquanto os órgãos de segurança pública pedem socorro, os governantes, como se não tivessem nenhuma responsabilidade com o caos hoje vivido no País, buscam proibir os movimentos e penalizar os trabalhadores.

O Ministério do Planejamento há tempos deseja aprovar no Congresso Nacional lei negando o direito de greve aos policiais. O Ministério da Justiça, por sua vez, se omite quanto ao caótico quadro da segurança e apenas envia a Força Nacional para socorrer governadores. Nos Estados, policiais são obrigados a reprimir e até prender outros policiais. 

Alguns integrantes do Ministério Público se limitam a pedir e outros do Judiciário a decretar a ilegalidade de mobilizações policiais, ignorando que o melhor papel seria o de mediadores desses conflitos, principalmente, quando adotam uma postura mais liberal com relação às mobilizações de seus próprios membros e de servidores do Ministério Público e da Magistratura, os quais tradicionalmente são dignos de melhor tratamento remuneratório.

Os Delegados de Polícia Federal não devem aceitar esse perverso sistema vigente que coloca a sociedade em desfavor de trabalhadores colocando trabalhador contra trabalhador como forma de desviar a atenção da responsabilidade de dirigentes políticos e gestores públicos quanto ao descaso que caracteriza a segurança pública no Brasil. Afinal, são movimentos como esses que permitiram ao longo dos últimos cinco anos e em vários estados a Polícia Civil superar a Polícia Federal na valorização profissional da carreira dos Delegados de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com