O Brasil está entre os 21 países eleitos nesta segunda-feira (24/10) para o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), um dos seis principais órgãos da ONU, encarregado de favorecer a cooperação econômica e social e o desenvolvimento mundial.
O País recebeu 186 dos 191 votos possíveis para assumir um mandato de três anos, de 2012 a 2014. Cada Estado precisa receber apoio de pelo menos dois terços dos membros presentes e votantes, mesmo que seja o único candidato de sua região. No total, 18 nações foram eleitas para mandatos de igual período e três para substituir os Estados que deixaram o ECOSOC antes do término de seus mandatos.
O ECOSOC é formado por 54 membros, alocados geograficamente. Da América do Sul e Caribe foram eleitos Brasil, Cuba, El Salvador e República Dominicana. Alemanha, Espanha, França, Irlanda e Turquia são os novos representantes da Europa Ocidental e Belarus, do Leste Europeu. As vagas da África serão ocupadas por Burkina Fasso, Etiópia, Lesoto, Líbia e Nigéria. Já para as cadeiras da Ásia foram escolhidos Índia, Indonésia e Japão. A Suíça substituirá a Noruega, a Holanda entrará no lugar da Bélgica e a Bulgária, da Hungria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada