Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PM de Uberaba lança programa inédito no Brasil para impedir roubo de celulares



MÁBILA SOARES - O Tempo On Line
 
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE/O TEMPO
Outras 30 cidades que integram a 5ª Região de PM também vão participar do programa
A Polícia Militar de Uberaba, no Triângulo Mineiro, lançou nessa segunda-feira (24) um projeto inédito no Brasil, chamado "Celular Seguro", que pretende coibir o comércio, furto e roubo de aparelhos, uma das moedas mais fortes do tráfico de drogas. O programa, feito em parceria com uma empresa de softwares de Uberlândia, já está sendo instalado nos aparelhos, no entanto, ainda em fase de testes.
Quando for liberado, com apenas um toque, a vítima vai poder emitir um sinal para a polícia e para um grupo de pessoas de confiança. Depois do pedido de socorro, o celular passa a ser monitorado por um sistema de GPS. Cada aparelho vai contar com um IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), que é um número de identificação global, similares ao dos chassis dos automóveis.
Cadastro
De acordo com a Polícia Militar, para se cadastrar, o morador de Uberaba precisa
entrar no Facebook e acessar a página da empresa Agentto, responsável por desenvolver o programa. A partir de um pré cadastro, cerca de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham em áreas de risco serão convidadas a testar o programa. Os demais cadastros ficarão em uma fila de espera.
Após a seleção dessas pessoas - que podem ser moradores, comerciantes, empresários e estudantes  - elas vão receber a visita de agentes da empresa e, em seguida, ganharão um cartão com uma senha para entrar no sistema e baixar o programa.
A instalação é gratuita, mas por enquanto não está disponível para todos os modelos. O número de registro do celular será cadastrado na Polícia Militar, e se o aparelho for roubado poderá ser rastreado mesmo se o chip for retirado.
Novidade
Uma outra novidade do programa diz respeito a forma como a polícia poderá verificar a procedência de um celular. Ao executar operações de abordagens, o militar poderá consultar, em tempo real, a base de dados do "Celular Seguro". Caso o celular verificado tenha sido registrado como perdido, roubado ou furtado, o suspeito poderá ser conduzido por receptação e o aparelho apreendido.
Em até 20 dias, outras 30 cidades que integram a 5ª Região de Polícia Militar também vão participar do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com