Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Convocação para discussão sobre a copa do mundo e copa das confederações


Olá Defensores dos Direitos Humanos, Saudações! 

Estamos nos preparando para sediar eventos importantes como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo em 2013 e 2014, respectivamente. As questões que levanto a vocês agora são: o que isto significa de fato para a cidade de BH e para as cidades vizinhas? Vocês têm pensado nisto? Estão discutindo nos fóruns e nos conselhos? E as cidades próximas à BH -  Ouro Preto, Congonhas, Macacos, dentre outras históricas que atrairão a atenção de turistas, estão se preparando? 

Se por um lado há impactos considerados positivos como: aumento da projeção do Brasil no cenário internacional, maior número de empregos, aumento dos investimentos no país, dentre outros, há de se pensar também nos riscos que estamos correndo e como vamos nos  organizar para minimizar os impactos negativos que estes eventos também trazem. 

Segundo o Dossiê Mega Eventos e Direitos Humanos, em função dos jogos, temos hoje no país cerca de 170 mil pessoas, segundo perspectivas otimistas,  com direito à moradia ameaçados. O dossiê também chama atenção para os milhões de cidadãos a quem o direito à informação e à participação nos processos decisórios tem sido atropelado pelas autoridades constituídas, assim como por entidades privadas (Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico Brasileiro, comitês organizadores locais dos eventos) e grandes corporações, a quem os governos vêm delegando responsabilidades públicas. Chama a atenção também para o desrespeito sistemático à legislação e aos direitos ambientais, aos direitos trabalhistas e aos direitos humanos. 

Neste contexto de forte desigualdade social, o que os 15.000.000 de domicílios urbanos destituídos das condições mínimas de habitabilidade (saneamento, infraestrutura urbana, etc) podem esperar de políticas públicas nos próximos anos? E a saúde e a educação pública? De onde sairão os recursos para garantir os Mega Eventos?

Para refletir sobre estas e outras questões, a Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Instituto Ethos - por meio da iniciativa ‘Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios’- e outros parceiros organizaram um Seminário que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro. O convite está em anexo e as inscrições já estão abertas. 

A proposta do evento é promover reflexões, tirar dúvidas e oferecer subsídios para o Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente pensar sobre sua posição e suas formas de articulação para garantir, junto com o poder público, uma cidade segura e livre de direitos violados. Para isto estamos convidando Secretarias de Governo, Conselhos Setoriais, Professores e militantes de  outros segmentos do movimento social para compartilharem experiências conosco. 

Vamos nos encontrar nestes dias e garantir uma discussão qualificada sobre o tema da Copa e dos Direitos Humanos na Cidade. Precisamos nos organizar é já! 

Corram, pois as vagas são limitadas. 

Mande um e-mail para frentemg@gmail.com com seu nome, instituição ou movimento social que representa e aguarde confirmação por e-mail. 

Espero reencontrá-los nestes dois dias. 

Abraços,

Renata Vieira 

Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Rua Espírito Santo, 1059, sala 808, Centro - Belo Horizonte, MG - CEP: 30160-031
Telefones: (31)3273 8556 - (31) 9614 1789

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com