Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 17 de agosto de 2014

UM MASSACRE ANUNCIADO. CIDADÃOS DE MINAS GERAIS, INDIGNAI-VOS!





NOTA DO FÓRUM MINEIRO DE DIREITOS HUMANOS E DEMAIS ENTIDADES SOBRE TENTATIVAS DE DESPEJO DAS COMUNIDADES ROSA LEÃO, VITÓRIA E ESPERANÇA





APOIO: Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade.




"O desrespeito, e a violação dos princípios constitucionais da dignidade humana, do direito a moradia digna, e da função social da propriedade, são justificados para proteger o direito a propriedade privada, com o endosso do poder judiciário, e o silêncio e a concordância das autoridades, municipais e estaduais de Minas Gerais. 

Um direito humano fundamental desde 1948, a moradia adequada e digna foi reconhecida como direito humano em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tornando-se um direito humano universal, aceito e aplicável em todas as partes do mundo como um dos direitos fundamentais para a vida das pessoas. - Sgt José Luiz Barbosa, Sgt PM - RR, presidente."





Na região do Isidoro, localizada no extremo norte do Município de Belo Horizonte, as Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança trouxeram vida a uma vasta área abandonada para servir aos interesses da especulação imobiliária há quase cem anos, em detrimento da sua função social. Cerca de 8.000 famílias, sujeitadas a diversas vulnerabilidades sociais, ocuparam espontaneamente o espaço, onde construíram aproximadamente 2.500 moradias de alvenaria, criaram vínculos de solidariedade e estabeleceram processos efetivamente participativos de tomada de decisões.



Porém, na contramão da defesa do direito fundamental à moradia, os supostos proprietários da área ocupada, a saber: o Município de Belo Horizonte e Granja Werneck S/A, utilizando-se de registros imobiliários obscuros e confusos, pleitearam junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais a reintegração da posse da área à qual eles nunca deram qualquer utilização social. Após a condução viciada dos processos judiciais, a respeitos dos quais denúncias de suspeição e violação ao devido processo legal foram levantadas formalmente pelo Ministério Público, a juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, Luzia Divina de Paula Peixoto, ordenou liminarmente a desocupação do terreno e a expulsão imediata das 8.000 família que lá vivem. 


A decisão expressa uma compreensão retrógrada, que desconhece a chamada função social e regride à ideia do direito de propriedade como absoluto, acima dos demais, numa acentuada cegueira e insensibilidade aos reclamos sociais. Ao mesmo tempo, viola normativas nacionais e internacionais que estabelecem diretrizes de atuação no caso de remoções forçadas, ou seja, a realização de consulta aos afetados, oportunidade efetiva de procedimentos para negociação e mediação, alternativas de moradia e realocamento com condições mínimas de saúde e segurança, confecção de cadastro real que indique quem são os moradores e a criação de Comissão de Acompanhamento de Remoções Forçadas.


A remoção forçada significa para as 8.000 famílias afetadas a perda da moradia,da segurança, do abrigo, e o ganho da humilhação, desemprego, empobrecimento, e deterioração das condições de vida e das relações sociais. Diante do enorme déficit habitacional de 70 mil moradias no município e dos poucos programas existentes para atendimento de desabrigados e desalojados, é difícil dar credibilidade à Prefeitura de Belo Horizonte quando esta afirma que oferecerá abrigo e auxílio socioeconômico aos afetados. Diante desse assombroso cenário, os moradores das Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança prometeram que vão resistir para proteger o seu direito à moradia e à dignidade.


A Polícia Militar de Minas Gerais, por sua vez, prepara um arsenal de guerra para o cumprimento do despejo dos moradores: a megaoperação contará com 1.500 policiais, cavalaria, cães, helicópteros e carros blindados. Representantes da instituição já afirmaram que irão cumprir a ordem de reintegração de posse, ainda que tenham que utilizar a força.


As experiências acumuladas por quem acompanhou a truculência e o abuso da força policial na desocupação do Pinheirinho, em manifestações populares e até mesmo em um despejo da Comunidade Zilah Spósito ocorrido em 2011, nos autoriza a afirmar: trata-se de um massacre anunciado.


Diante desta situação, a Rede de Enfrentamento a Violência Estatal apresenta esta nota de repúdio na qual se posiciona contrária ao despejo das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança na intenção de que alternativas pacíficas ao iminente conflito entre sociedade civil e a força policial possam ser adotadas e assim dezenas de milhares de vidas possam ser protegidas. 



É preciso alertar que sem ofertar a essas famílias e ao conjunto da sociedade belohorizontina uma política habitacional para abrigar e proteger esses cidadãos sem-teto e sem direitos não haverá paz, e só aumentará a violência social que hoje atormenta toda a população. É indispensável que se proceda a um levantamento sócio-ambiental da situação das famílias que ali estão e se informe que políticas públicas estruturantes foram ofertadas para atendimento de suas necessidades fundamentais. 


As entidades que compõem a rede de direitos humanos em Minas Gerais repudiam e condenam qualquer medida de remoção das famílias, sob pena de gravíssima violação dos direitos humanos nos planos interno e internacional e a Constituição Federal.




Rede de Enfrentamento à Violência Estatal- REVE


Fórum Mineiro de Direitos Humanos - FMDH

Instituto Direitos Humanos- IDH

Movimento Nacional de Direitos Humanos- MNDH

Clínica de Direitos Humanos

Conselho Regional de Psicologia- CDH/CRP

RECID- Rede de Educação Cidadã

Programa Pólos de Cidadania/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com