Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 1 de março de 2011

METADE DOS QUE PRATICAM ASSÉDIO MORAL TAMBÉM JÁ FORAM ASSEDIADOS

Aproximadamente 20% das pessoas que trabalham sofrem algum tipo de assédio moral e 25% das pessoas que são vítimas do assédio tendem a pedir demissão do trabalho.
 
50% das pessoas que praticam o assédio também já foram vitimas desse tipo de ação.
 
Os dados são da Isma-BR (International Stress Management Association), a associação sem fins lucrativos e de caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo.
 
"O cumprimento de metas associado ao assédio pode gerar um estresse bárbaro, sendo que, em algumas ocupações, como a de bancário, se tornam um pesadelo.
 
Isso porque o não cumprimento de metas pode ocasionar a desqualificação do profissional.
 
Além disso, dependendo do tipo de assédio, o comportamento da pessoa pode mudar, tornando-se mais agressiva ou alienada.
 
Ela pode se engajar em comportamentos, como beber além da conta ou ganhar peso rápido", adverte Ana Maria Rossi, presidenta da Isma-BR.
 
"O que sugerimos é que essa pessoa procure algum tipo de ajuda emocional ou assistência psicológica", completa.
 
Para Ana Maria, quem comete o assédio também pode sofrer estresse e até depressão.
 
Para se proteger, sugere que a vítima, ao identificar o assédio, partilhe a situação com outras pessoas e, em última analise, saia da empresa, já que, pior do que perder o emprego é desenvolver algum tipo de doença devido ao abuso de outra pessoa.
 
"Isso é muito pessoal e vai depender da situação. É preciso avaliar. Muitas vezes o assédio é sutil e, quando os colegas tomam conhecimento, também se estressam.
 
Colegas de trabalho podem ter medo de seqüelas, sentindo-se culpados por não denunciarem", disse.
 
Estresse
O conceito de estresse não é novo. O stress positivo, chamado de eustresse, assim como o negativo, chamado de distresse, causam reações fisiológicas similares: as extremidades (mãos e pés) tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar.
 
No nível emocional, no entanto, as reações ao estresse são bastante diferentes.
 
O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação; o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação. (
 
FONTE: DIAP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com