Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ARTE DA PAZ - PM promove final do projeto funk e polícia

Amanhã, 12, o 49º Batalhão promove, às 20h, na quadra da Vilarinho (região de Venda - Belo Horizonte) a final do projeto Funk Polícia e Arte da Paz. O evento, que conta com a apresentação do Mc Yuri, marca o início de uma nova etapa do programa, em que os finalistas se tornam multiplicadores de boas ações de cidadania. Os portões serão abertos a partir das 17h.

O PROJETO

O Funk, Polícia e a Arte da Paz visa unir visa unir jovens, MCs, DJs e policiais militares em prol da paz nas comunidades. A quadra da Vilarinho é um antigo centro de lazer em Venda Nova, que recebe nos bailes de fim de semana aproximadamente 5 mil pessoas. Antes da chegada do projeto, registrava-se no local diversos tipos de problemas, incluindo tráfico de drogas e prostituição.
Para inibir os delitos, o 49º Batalhão lançava no local policiamento a pé, viaturas de área, Tático Móvel, motocicletas e Base Comunitária Móvel, o que culminou, nos últimos anos, com uma relação conflituosa entre freqüentadores da quadra e a Polícia Militar.
Foi daí que o comando da Unidade decidiu que, para resolver o problema, precisava contar com a participação da comunidade, principalmente do proprietário do estabelecimento e de seus clientes, jovens de comunidades carentes da região, que buscam uma alternativa de diversão com baixo custo. Para entrar na quadra, o preço é sempre promocional para homens e mulheres não pagam ingresso.

O primeiro desafio, foi unir jovens e PM em prol de um objetivo único, que seria um ambiente seguro e agradável para todos. Para estreitar o relacionamento com os jovens, a Corporação contou com ajuda dos MCs e DJs, que são ídolos, com poder de influenciar no comportamento dos frequentadores da quadra.

A partir daí, por meio dos contados com esses profissionais, eles se comprometeram a participar do projeto. O primeiro passo seria compor músicas contendo letras que induzissem à paz, à amizade e à confraternização, quebrando preconceitos e paradigmas. A PM sugeriu que fosse criado um concurso no qual os MCs, DJs e outros jovens componham letras que mostrem algo desconhecido pelos jovens sobre a polícia e revelem o mesmo dos jovens aos policiais.

PREMIAÇÃO

Na 1ª etapa foram inscritas centenas de letras e foram excluídas as que não estavam no contexto do tema, restando assim 80 letras, sendo classificadas 51 letras. A comissão Julgadora foi composta pela Polícia Militar, produtores musicais, membros da comunidade local , artistas do ramo musical e representante dos frequentadores da quadra.
Após análise da comissão julgadora 30 letras foram selecionadas, posteriormente este número foi reduzido para 12 músicas. Nos bailes de domingo, a partir do dia 10 de julho, na matinê das Quadras do Vilarinho, iniciou-se as Eliminatórias do Festival Funk, Polícia e a Arte da Paz, marcando o começo de uma nova relação e realidade entre Policia, Funkeiro e Sociedade.
Os 12 classificados foram divididos em três eliminatórias, que ocorreram nos dias 10, 17 e 24 de julho. Dois, em cada, se se classificaram para a semifinal. No dia 31 de Julho ocorreu a semifinal onde foi selecionado por fim três letras e músicas. Após esta etapa, os finalistas foram para um estúdio de gravação com um produtor musical escolhido pelos artistas, onde cada música foi trabalhada de acordo com a proposta musical dos Mcs. Segundo o Tenente Sassada, desde que o projeto foi lançado houve significativa redução dos índices de criminalidade nos bailes da Vilarinho.

Fonte: portal intranetpm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com