Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 14 de junho de 2014

Esta é a Polícia que temos, qual Polícia queremos?

Ouvidoria critica ação da PM contra ato na estreia da Copa em SP


Manifestante é detido pela polícia durante um protesto que tentou bloquear na Radial Leste, nos aredores da Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (12) (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)
Manifestante é detido pela polícia durante protesto na quinta (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)

Órgão encaminhará descontentamento à Corregedoria e ao MP.
Em nota, ouvidor diz que atuação foi desproporcional e inaceitável.

A Ouvidoria das Polícias de São Paulo criticou a ação de policiais militares no protesto ocorrido perto da estação Carrão da Linha 3–Vermelha do Metrô, na quinta-feira (12), horas antes da abertura da Copa do Mundo. Segundo o órgão, a ação foi desproporcional e possíveis abusos serão investigados. A PM afirma que “agiu para impedir que baderneiros fechassem a Radial Leste”, via utilizada por torcedores e pelas delegações para chegarem à Arena Corinthians, em Itaquera.
Em nota, o ouvidor Júlio César Fernandes Neves afirmou que a Ouvidoria está insatisfeita com a atuação da Polícia Militar. Neves completou que a ação será oficiada à Corregedoria da corporação e ao Ministério Público.
“Além de ter sido desproporcional e inaceitável, um dos policias militares demonstrou sadismo ao lançar spray de pimenta nos olhos de um manifestante que já estava completamente dominado”, disse o ouvidor.
O manifestante citado, Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, também foi atingido por duas balas de borracha antes de ser detido. Após ser liberado, ele afirmou ao G1 que a PM agiu com truculência.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu nesta sexta (14) a ação da PM. “A polícia evitou situações mais graves porque nós estávamos na abertura da Copa do Mundo, 60 mil pessoas indo para o estádio, muita gente na rua para acompanhar a festa. Houve uma tentativa de fechamento da [Avenida] Radial Leste. A polícia teve que agir.”
Protesto
Durante o conflito entre cerca 20 manifestantes e os policiais, alguns jornalistas chegaram a ficar feridos, incluindo duas profissionais da rede americana CNN. Elas passam bem. Segundo a Polícia Militar, a capital paulista registrou quatro pontos de manifestação na tarde desta quinta-feira, sendo três deles na Zona Leste.

Na quinta, o comandante da PM, coronel Benedito Roberto Meira, disse que os policiais tinham que “fazer o que nós tínhamos planejado: evitar bloquear e interditar a Radial Leste, que é via de acesso ao estádio. Qualquer bloqueio comprometeria o trânsito e quem quisesse ir ao estádio, metrô e trem”. O coronel acrescentou que “os manifestantes não quiseram atender a PM”.
Do G1 SÃO PAULO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com