Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SEMINÁRIO “DROGAS: LEGALIZAÇÃO + CONTROLE”


  • No dia 24 de novembro, a Law Enforcement Against Prohibition – Agentes da Lei Contra a Proibição (LEAP BRASIL) realizou seu segundo Seminário: DROGAS: LEGALIZAÇÃO + CONTROLE. 
    Organizado em conjunto com o Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o evento se realizou no auditório Antônio Carlos Amorim do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com a presença de mais de 200 pessoas, dentre as quais policiais civis e militares, juízes, promotores, advogados, defensores públicos, profissionais da saúde e assistência social, e estudantes de diversas áreas.
    Antes do início do Seminário, foi feita a entrega do prêmio “Gilberto Velho, Mídia e Drogas”, promovido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes (CESeC) aos jornalistas Tarso Araujo e Emiliano Urbim. 
    O Seminário foi aberto pela juíza Isabel Coelho, representando a EMERJ. 
    A primeira mesa, sob a coordenação do 1º secretário da LEAP BRASIL, Delegado de Polícia Civil Orlando Zaccone, teve como conferencista a Dra. Raquel Peyraube. Médica com formação em psiquiatria e psicoterapia psicoanalítica; pioneira dos programas de redução de danos na América Latina; diretora clínica do International Center for Ethno-botanical Education, Research and Service (ICEERS); assessora do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (IRCCA) do Uruguai, tendo participado ativamente das discussões para a reforma da política de drogas daquele país, assessorando também a Junta Nacional de Drogas do Uruguai, a Dra. Raquel Peyraube expôs o processo de regulação e controle da produção, do comércio e do consumo da maconha, recentemente legalizada naquele país.  
    Em seguida, formou-se a segunda mesa, coordenada pela juíza aposentada, Maria Lucia Karam, membro da diretoria internacional da LEAP e presidente da LEAP BRASIL, tendo como conferencista Glenn Greenwald. Advogado constitucionalista, jornalista e escritor norte-americano, que produziu o conjunto de reportagens sobre os documentos da National Security Agency (NSA), revelados por Edward Snowden, reportagens que deram aos periódicos The Guardian e The Washington Post o Prêmio Pulitzer 2014 na categoria Serviço ao Público, Glenn Greenwald aceitou o convite para integrar o Quadro de Consultores da LEAP. Autor do mais completo estudo sobre a política de drogas em Portugal, intitulado Drug Decriminalization in Portugal: Lessons for Creating Fair and Successful Drug Policies (A descriminalização das drogas em Portugal: lições para criar políticas de drogas justas e bem sucedidas), Glenn Greenwald expôs o desenvolvimento e os bem sucedidos resultados do processo de descriminalização de todas as drogas efetuado naquele país desde 2001. 
    Abordados os resultados e limitações dessas pioneiras experiências que decerto constituem passos significativos no caminho que certamente conduzirá ao fim da proibição e sua nociva e sanguinária política de “guerra às drogas”, prosseguiu o Seminário com a formação da terceira mesa, para uma roda de conversa entre porta-vozes da LEAP e o público.
    Coordenada pela Inspetora de Polícia Civil Marina M. Lattavo, membro da diretoria da LEAP BRASIL, a mesa contou com a presença do vice-presidente da LEAP BRASIL, Coronel (reformado) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e ex-chefe de seu Estado Maior, Jorge da Silva; do Delegado de Polícia Civil Thiago Luís Martins da Silva; e do Inspetor de Polícia Civil Francisco Chao De La Torre.
    Após cada um dos participantes da mesa relatar suas experiências como policiais que os levaram a compreender a falência e os profundos danos provocados pela “guerra às drogas” e se tornar porta-vozes da LEAP na defesa da necessidade da legalização e consequente regulação da produção, do comércio e do consumo de todas as drogas, iniciou-se o rico diálogo entre eles e o público. A intensa participação fez a conversa se prolongar por quase três horas, proporcionando memoráveis e muitas vezes emocionantes intervenções que certamente ficarão marcadas nos corações e mentes de todos que tiveram a oportunidade de presenciá-las.
    O Seminário foi gravado em vídeos que poderão ser assistidos nos canais da LEAP BRASIL e da EMERJ no Youtube:
    https://www.youtube.com/LeapBrasilOficial 
    https://www.youtube.com/EMERJeventos/videos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com