Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 14 de agosto de 2011

E-mail muito interessante recebido pelo Blog Visões de um PM


Muito interessante, recomendo!

Bom dia Senhor, me chamo Robson Augusto da Silva, sou sociólogo, formado pela Universidade Federal do Pará. Resido em Niterói, no Rio de janeiro, minha cidade natal. Sou  também militar, da Marinha, meu Pai é Subtenente da PM-RJ. Portanto sei bem de perto o que é ser militar, tanto federal quanto estadual. Vivi e vivo isso dioturnamente. Tomando conhecimento, e fazendo parte, do fenômeno da intelectualização dos militares subalternos e jovens oficiais, empreendi um estudo nesse sentido, que trata das modificações que temos realizado dentro de nossas corporações, seja por meio de movimentos coletivos ou individuais.

Fomos totalmente reconstruidos, deixamos de ser civis e passamos a viver uma vida diferente, porque ninguém é militar algumas horas do dia, se vive isso o tempo todo, dia e noite. Não é simplesmente uma profissão, todos os nossos sentidos respondem de acordo com o que somos. Temos dificuldade inata em contestar a realidade, a lei, e as autoridades, mesmo que estejam em atitude suspeita pois vemos as coisas por um prisma diferente, isso é inevitavel, fomos adestradospara obedecer... Contestar jamais. Lutar por humanização para nós e muito mais difícil. Publicamosi recentemente um  livro sobre o tema, que discorre desde a Revolta da Chibata até os movimentos do inicio do século XXI, as conquistas e as derrotas dos militares brasileiros. 
Do livro não espero lucro, mal dá para cobrir os gastos pois é um publico bem restrito, militares estaduais e federais que se interessam pelo tema e estudiosos de direito, história e sociologia/antropologia, espero mesmo é contribuir para o aculturamento da sociedade militar brasileira, precisamos crescer pois obediência céga é coisa do passado, disciplina inteligente, ou consciênte é o que precisamos, ou cada vez mais seremos massacrados. Clique aqui e saiba mais sobre o livro é Militares Pela Cidadania, imagino que seu site deve ser bem frequentado, se puder dar uma olhada no material apresentado e avaliar meu pedido de divulgação eu agradeceria muito.

Fonte: Via e-mail Robson Augusto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com