Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 8 de outubro de 2011

BH terá novas câmaras de segurança para a Copa

Deputados e convidados discutem segurança durante Copa do Mundo
A criação de um Centro Integrado de Comando e Controle, a instalação de novas câmaras de segurança e o aumento do número de guardas municipais e de militares do Corpo de Bombeiros são algumas das ações que serão desenvolvidas pelas instituições responsáveis, para garantir a segurança durante a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014) em Belo Horizonte. As informações foram dadas por representantes do Sistema de Defesa Social que participaram, nesta sexta-feira (7/10/11), de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Requerida pelos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão; e Sargento Rodrigues (PDT) e a deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente da comissão, a reunião atendeu a um pedido da Comissão de Acompanhamento da Copa do Mundo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
A subsecretária de Integração e Promoção da Qualidade do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro, destacou que foi preparado caderno de atribuições dos órgãos de segurança pública de todo o Estado que definiu quais são as funções de cada instituição. Segundo ela, o Governo Estadual está realizando um planejamento integrado com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte, do Governo Federal e das instituições da área de segurança pública.
Geórgia Ribeiro afirmou que já está prevista a colocação de 125 câmaras de segurança no entorno dos Estádios Independência e Mineirão. Ela explicou que também está sendo desenvolvida a construção de um Centro Integrado de Comando e Controle que irá possibilitar uma resposta imediata a todas as infrações que estejam sendo cometidas.
Segundo o representante da Prefeitura de Belo Horizonte, Cícero Nunes, estão sendo preparadas três ações: um plano de segurança da Guarda Municipal (incluindo um estudo de aumento do número de guardas em até 5 mil até a Copa do Mundo), um plano de contingência da Defesa Civil e o desenvolvimento do conceito e instalação de um centro de operações do município.
Bombeiros planeja aumento do efetivo
O diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Matuzail Martins da Cruz, afirmou que também está sendo planejado um aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros. “Vamos qualificar os bombeiros e aumentar o seu número no Estado”, disse. Ele ainda afirmou que também está prevista, em Belo Horizonte, a construção de novas unidades, o que vai facilitar o deslocamento do Corpo de Bombeiros na cidade. Por fim, ele defendeu a necessidade de desenvolver um trabalho de integração entre o poder público e a sociedade civil.
O gestor extraordinário para a Copa do Mundo da Polícia Militar, coronel Leandro Bettoni, defendeu o planejamento como um instrumento fundamental para minimizar os impactos gerados pelos eventos. Sobre a Copa do Mundo, ele explicou que a Polícia Militar vem desenvolvendo um projeto específico para pensar soluções e desenvolver as ações que serão necessárias. “Também estamos discutindo a questão da capacitação do profissional para melhorar o atendimento ao público”, disse. Já o delegado-geral da Polícia Civil, Nelson Constantino da Silva Filho, afirmou que foi criado um grupo de trabalho interno na instituição para realizar os planejamentos necessários para a Copa.
Contribuição financeira - O presidente da Fumec, Tiago Fantini, afirmou que a universidade tem interesse em contribuir financeiramente para resolver o problema da segurança pública. Ele citou como exemplos de solução o aumento do número de câmaras de segurança na cidade. “Estamos dispostos a contribuir com a colocação das câmaras de segurança. A Fumec também tem procurado combater o aumento da violência ao desenvolver projetos sociais nas comunidades”, disse.
BH não tem estrutura para receber eventos de grande porte
Para o presidente da União das Associações de Bairro da Zona Sul de BH, Marcelo Marinho Franco, Belo Horizonte não tem estrutura para receber eventos de grande porte. Ele afirmou que os eventos recentes realizados em Belo Horizonte mostraram uma fragilidade no sistema de segurança. Ele citou como exemplo de problemas vividos na Zona Sul um evento realizado no Bairro Mangabeiras no último dia 2 de outubro (Corrida Maluca), que teria gerado vários transtornos para a população local. “A corrida mostrou o despreparo da capital para receber eventos de grande porte”, considerou.
Ele também criticou o fato de que as associações e os bairros somente são avisados sobre a realização de um evento quando ele já está autorizado e prestes a acontecer. Para o representante dos moradores, falta em Belo Horizonte um local apropriado para a realização de eventos de grande porte, de modo que não interfira no funcionamento dos bairros. Entre as medidas a serem adotadas, Marcelo Franco defendeu que o Corpo de Bombeiros seja devidamente adequado e que haja uma efetiva fiscalização no local.
O representante do Conselho Comunitário de Segurança e vice-presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Anchieta e Cruzeiro, Paulo Omar Nascimento, disse que um dos grandes problemas vividos pela Zona Sul são o aumento do trânsito e da violência. “A questão da segurança precisa ser resolvida, pois estamos sendo vítimas de assaltos, furtos e outros tipos de violência com freqüência”, considerou. O procurador chefe da OAB/MG, José Jorge Neder, também destacou o grande número de furtos que vem acontecendo na região da sede da instituição, localizada no Bairro Anchieta, além dos problemas de mobilidade.
Participação dos moradores é importante na organização dos eventos
O representante da Prefeitura de BH, Cícero Nunes, considerou importante a participação dos moradores na organização dos eventos. “Ouvir os moradores é uma sugestão para o poder público que pode contribuir com a redução dos impactos dos grandes eventos”, disse.
Para ele, é importante para Belo Horizonte a realização dos grandes eventos. “Temos pouca oferta de eventos culturais e, quando temos um evento, ocorre uma grande procura da população, o que acaba gerando transtornos”, considerou. Cícero Nunes afirmou que a Prefeitura está preocupada com essa questão e tem procurado desenvolver ações de planejamento.
O coronel Leandro Bettoni afirmou que em Minas Gerais não existe uma cultura de realização de grandes eventos como outros Estados, como o Rio de Janeiro ou a Bahia. “A realização de um evento necessariamente gera impacto”, afirmou. Segundo ele, a Polícia Militar está constantemente preocupada com a realização dos eventos de grande porte em Belo Horizonte. O coronel também defendeu que a população seja ouvida no planejamento e na organização dos eventos.
Parlamentares defendem planejamento
Na reunião, além de deputados estaduais, também estiveram presentes vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Eles defenderam a importância do planejamento e do envolvimento de todas as instituições responsáveis e da sociedade civil para a garantia da segurança durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
O deputado João Leite lembrou que são dois eventos muitos importantes, sendo necessário conhecer antecipadamente qual o planejamento está sendo feito para garantir a segurança durante a sua realização. Ele propôs a continuidade do debate sobre o assunto na comissão, sendo que a próxima reunião seria antes da análise do PPAG, para que possam ser apresentadas propostas à peça orçamentária.
O deputado Sargento Rodrigues elogiou as iniciativas adotadas pela Fumec para contribuir com o combate à violência em Belo Horizonte e reforçou a necessidade de que a Polícia Militar seja avisada com antecedência sobre a realização dos eventos.
O vereador Heleno (PHS) afirmou que é importante desenvolver um planejamento para garantir a segurança dos turistas e também da população da Capital mineira durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Já o vereador Daniel Nepomuceno (PSB) solicitou que seja dado conhecimento à Câmara Municipal sobre as ações que estão sendo planejadas.
O assessor do Núcleo de Planejamento e Articulação do Governo do Estado, Rafael Marques Pessoa, explicou que a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo teve como objetivo coordenar as ações que estão sendo desenvolvidas pelas demais secretarias. “O objetivo do Governo do Estado é garantir que a Copa seja realizada e Belo Horizonte continue funcionando”, disse.
Requerimento – Foi aprovado requerimento dos deputados João Leite, Sargento Rodrigues e Sebastião Costa (PPS) solicitando que sejam encaminhadas as notas taquigráficas da reunião para a Prefeitura de Belo Horizonte, para que tome providências no sentido de efetivar modificações necessárias na legislação do município visando às copas das Confederações e do Mundo.
 

Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com