Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013


Estado tem que garantir internação de adolescente dependente em clínica

O Estado do Maranhão deve providenciar a internação compulsória de um adolescente, pelo período de 180 dias, em clínica especializada para tratamento de dependente químico, sob pena de multa de R$ 1 mil. A decisão unânime da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi desfavorável a recurso do Estado e manteve sentença de tutela antecipada, concedida em primeira instância.

A desembargadora Maria das Graças Duarte (relatora) destacou que o artigo 196 da Constituição Federal dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado. 

Em relação ao argumento de que a internação compulsória traria indevida restrição da liberdade do menor, entendeu não dever prosperar, pois o bem da vida se sobrepõe a qualquer outro, inclusive a liberdade, posto que se trata de adolescente que possui dependência química e que necessita de tratamento urgente.

A relatora também considerou proporcional e razoável o valor fixado para multa, pela gravidade do caso e por se tratar de adolescente. Os desembargadores Raimundo Barros e Ricardo Duailibe acompanharam o voto pelo improvimento da apelação do Estado, mesmo entendimento do parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

A ação originária requereu a internação, preferencialmente, na Clínica São Francisco, ou em clínica particular especializada, no Estado Maranhão ou, na falta, em outro estado da federação.


 Fonte: TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com