Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reunião Especial na ALMG homenageia Batalhão Rotam


Solenidade no Plenário ocorreu na noite desta segunda-feira (23) com a presença de policiais militares do Estado.



O Plenário e as galerias ficaram lotados durante homenagem da atuação das Rondas Táticas Metropolitanas, a Rotam
O Plenário e as galerias ficaram lotados durante homenagem da atuação das Rondas Táticas Metropolitanas, a Rotam - Foto: Marcelo Metzker
Com o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e suas galerias repletas de convidados, foi realizada, na noite desta segunda-feira (23/9/13), Reunião Especial para homenagear os 32 anos de atuação das Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam). A solenidade foi realizada a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e contou com a presença do alto comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Criado em fevereiro de 1981, o Batalhão Rotam, fruto do extinto Batalhão de Polícia de Choque, possui atualmente um efetivo de 383 militares. A unidade surgiu para atender à necessidade de uma tropa especialmente treinada para atuar em suplementação aos batalhões da Polícia Militar, cobrindo as vulnerabilidades do policiamento ostensivo, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O deputado Sargento Rodrigues, ex-membro da Rotam, fez um retrospecto da atuação do batalhão
O deputado Sargento Rodrigues, ex-membro da Rotam, fez um retrospecto da atuação do batalhão - Foto: Marcelo Metzker
Em seu pronunciamento, o deputado Sargento Rodrigues fez um retrospecto da atuação da Rotam, que foi criada em1981, uma época de tensão social e escalada da violência e da criminalidade. Por isso, a Polícia Militar foi chamada para “responder à sociedade diante do grave quadro de ruptura social que se criara”. Neste momento foi criada a Rotam, “uma modalidade de policiamento que pudesse fazer frente a essa demanda social e, certamente, buscar a paz social”.
“Aos novos soldados integrantes desta unidade, fica aqui nosso respeito, nossa admiração e o reconhecimento por todo trabalho prestado, mas é preciso olhar para o retrovisor da história e reconhecer o valor daqueles que lhes passaram o bastão, honrem o nome dessa unidade, pois, por ela, muitos tombaram no cumprimento do dever”, afirmou Rodrigues ao lembrar que também foi membro integrante da Rotam e que jamais vai se esquecer dos ensinamentos que lá teve.
O tenente-coronel Carlos Alberto do Sacramento recebeu placa alusiva à homenagem
O tenente-coronel Carlos Alberto do Sacramento recebeu placa alusiva à homenagem - Foto: Marcelo Metzker
Em nome da Rotam, o comandante do Batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto do Sacramento, destacou a importância da homenagem em reconhecimento aos serviços prestados pela unidade da PMMG. “É o reflexo do esforço de nossos militares para que a população tenha paz social”, disse. O comandante da Rotam também destacou que a unidade vem investindo no aprimoramento de seus integrantes, principalmente em cursos de capacitação, para que tenha profissionais preparados para combater a criminalidade. Disse ainda que os integrantes da Rotam demonstram orgulho de fazer parte dessa família, que está preparada para executar ações específicas e diferenciadas.
Investimentos na Rotam
A frota de carros da Rotam foi renovada em agosto deste ano
A frota de carros da Rotam foi renovada em agosto deste ano - Foto: Marcelo Metzker
A renovação da frota de carros e motos, a mudança de uniforme para maior proteção individual e os investimentos em tecnologia foram lembrados pelo comandante do Batalhão da Rotam, tenente-coronel Carlos Alberto do Sacrametno, e pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Márcio Martins Sant´Ana.
Na opinião do comandante-geral da PMMG, a homenagem foi oportuna, significativa e justa porque reconhece o trabalho do policial militar e do serviço prestado ao longo desses 32 anos. Destacou ações que são difíceis quantificar como os crimes, traumas e morte evitados pela atuação da Rotam. Ponderou ainda que o embrião da unidade, no início da década de 80, hoje comprova sua eficiência e existência. "Isso demonstra que aquele conceito da década de 80 era adequado e aplicável à realidade complexa da nossa sociedade".
Em seu discurso, o 1°-vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), representando o presidente da ALMG, destacou a parceria e harmonia entre o Poder Legislativo e a Polícia Militar, que “juntas trabalham para o equilíbrio das relações sociais em nosso Estado”.
Ivair Nogueira também ressaltou a importância da criação do Batalhão Rotam, que é uma “tropa especialmente treinada para atuar em suplementação às unidades de área, recobrindo as vulnerabilidades do policiamento ostensivo”. Disse que a Rotam veio contribuir para que a PMMG exerça com mais propriedade o seu papel no sistema de defesa social.
Além das autoridades citadas, compuseram a Mesa da solenidade; chefe do Estado Maior da PMMG, coronel Divino Pereira de Brito; o vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vilmo Gomes; e o juiz da Vara de execuções criminais de Contagem, Wagner Cavalieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com