Por Tribuna
Uma pesquisa sobre vitimização, e um levantamento biográfico de autores e vítimas de homicídios, em Juiz de Fora, deverão ser os primeiros estudos a serem realizados pelo Laboratório de Estudos Sobre Violência, que será sediado no Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da UFJF. Estas decisões foram divulgadas nesta sexta-feira (25), durante reunião da comissão que trabalha para construir o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência.
A ideia de criar o laboratório ganhou força no mês de março, durante o seminário que discutiu o aumento da violência na cidade nos últimos anos. Na época, o evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil subseção Juiz de Fora (OAB/MG) e contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além dos órgãos de segurança pública e especialistas no assunto.
De acordo com a assessoria de comunicação da UFJF, o sociólogo Paulo Fraga, diretor do CPS, será o responsável por gerenciar os estudos no novo laboratório. A proposta inicial é que se realize um diagnóstico da violência não registrada e compreender a dinâmica criminal de uma determinada área da cidade. Já o levantamento sobre autores e vítimas de homicídios tem como objetivo analisar os registros policiais, judiciais e pessoais relativos aos anos de 2012 e 2013.
Para que os trabalhos comecem, ainda se faz necessário definir uma comissão que vai decidir a funcionalidade do órgão e realizar as pesquisas. O próximo encontro está marcado para o dia 8 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada