Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Direitos Humanos vai debater prevenção em manifestações


Também foram aprovados requerimentos para audiências públicas em Salto da Divisa, Varzelândia e Verdelândia.

Motivado pelo episódio que culminou na morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar um debate público para discutir a prevenção à violência em manifestações populares, principalmente no período da Copa. Requerimento sobre o assunto foi aprovado na reunião da comissão desta quarta-feira (12/2/14) e foi assinado por todos os deputados presentes. O objetivo é discutir com o Comitê de Prevenção e Violência em Manifestações Populares estratégias para evitar a violência em Belo Horizonte. Santiago Andrade foi atingido na cabeça por um rojão na última quinta-feira (6), durante um protesto no Rio de Janeiro.
A comissão aprovou, ainda, requerimento do deputado Durval Ângelo (PT) para realização de audiência pública em Salto da Divisa (Vale do Jequitinhonha) para debater possíveis violações de direitos humanos causados pelos impactos da construção do empreendimento Itapebi, atualmente Termo Pernambuco S.A. De acordo com justificativa do requerimento, cerca de 400 casas estariam sofrendo danificações, com estruturas abaladas e risco de desabamento, possivelmente provocadas pelas obras da empresa.
Outra audiência pública que será realizada pela comissão é para apresentar o livro “A Fraternidade como Direito Fundamental entre o Ser e o Dever Ser na Dialética dos Opostos de Hegel”. A obra é resultado da tese de doutorado de Maria Inês Chaves e, na opinião do autor do requerimento, Durval Ângelo, tem uma fundamentação interessante a respeito dos direitos humanos.
Debate Público – Foi aprovado ainda requerimento do deputado Durval Ângelo com objetivo de realizar um Debate Público, no dia 19 de fevereiro, para discutir a parceria entre o Brasil e a União Europeia, em apoio aos defensores de direitos humanos nas unidades federativas brasileiras, em especial a proteção às lideranças quilombolas em Minas Gerais. Segundo o parlamentar, vários embaixadores no Brasil da União Europeia estarão em Belo Horizonte para lançar o livro “Dez faces de luta pelos Direitos Humanos no Brasil” e é uma oportunidade para receber os embaixadores e discutir a temática quilombola no Estado.
Também do parlamentar, foi aprovada visita, seguida de audiência pública, às comunidades quilombolas em Varzelândia e Verdelândia (ambas no Norte de Minas). Representantes dessas comunidades estiveram, em janeiro, na ALMG e relataram agressões e tentativas de homicídios que sofreram por parte de fazendeiros da região em decorrência de disputas agrárias.
Outra visita aprovada será à prefeitura de Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para saber o motivo pelo qual a prefeitura não está pagando o aluguel das famílias desapropriadas para realizar obra do PAC, na Avenida Senhor do Bonfim. Segundo denúncia recebida, a prefeitura está há mais de um ano sem pagar o aluguel e algumas famílias estão ameaçadas de despejo.
De autoria do deputado André Quintão (PT), foi aprovado requerimento para realizar audiência pública conjunta com a Comissão de Participação Popular para discutir tentativa de homicídio ocorrida em abril de 2013 aos coordenadores da Escola Família Agrícola de Jacaré, no município Itinga (Vale do Jequitinhonha). Segundo a justificativa do requerimento, o debate foi motivado por solicitação da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa), o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (NAVCV), o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDH) e o Instituto de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com