Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PMs que atualmente trabalham na área administrativa da corporação serão remanejados para o policiamento nas ruas

Na prática, quase mil policiais irão para as ruas em dias determinados e farão um mapeamento das áreas aonde há mais necessidade de policiamento

Em resposta às constantes reclamações da população de Belo Horizonte e região sobre os altos índices de violência, o governador de Minas, Antonio Anastasia, anunciou na manhã desta segunda-feira (17) a criação de dois Batalhões Metrópole e um Batalhão Acadêmico, com o remanejamento de 800 militares e 163 cadetes do setor administrativo para reforçar o policiamento nas ruas.
Os novos Batalhões Metrópole, que não possuem sede física, devem começar a atuar na próxima quarta-feira (19). Os policiais devem patrulhar regiões onde a situação da violência é mais crítica, principalmente onde há mais registros de crime contra o patrimônio público. Eles realizarão operações, blitze e abordagens diversas, além de ocuparem áreas de grande circulação de pessoas. Os 800 militares passarão a dividir o serviço administrativo com o operacional. Na prática, os policiais irão para as ruas em dias determinados e farão um mapeamento das áreas aonde há mais necessidade de policiamento.
Já o Batalhão Acadêmico será formado por alunos do curso de formação de oficiais que vão executar a mesma estratégia do Batalhão Metrópole. A parte prática do curso será feita no exercício da atividade policial de forma preventiva. Serão 163 cadetes dedicados diariamente nas atividades ostensivas, sem prejuízo para aulas teóricas.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant’Ana, a mudança emergencial trará prejuízos para o trabalho da polícia, internamente, mas é um reajuste que se faz necessário em função das circunstâncias.
Outros 400 policiais podem também fazer parte dos Batalhões Metrópole, caso haja ainda mais demanda.
Novos militares
Nesta segunda-feira (17), 1.300 pessoas aprovadas em concurso da Polícia Militar foram convocados e têm até 30 dias para serem empossadas. Elas atuarão no setor administrativo para cobrir os militares que deixaram o setor para trabalhar nas ruas. Todo o Estado deve ser contemplado.
O efetivo também vai aumentar quando os cerca de 2.100 soldados que estão em formação na Academia de Polícia forem às ruas, o que está previsto para os próximos meses.
Policiais civis
A partir de abril deste ano, 121 médicos legistas e 95 peritos criminais tomarão posse na instituição, que já admitiu, também, 1.281 servidores administrativos para reforçar o trabalho nos órgãos e demais unidades policiais, com benefício direto ao processo de investigação de Polícia Judiciária.
Mudanças até o fim deste ano
Ao todo, entre maio de 2013 e o fim de 2014, o efetivo das forças de segurança do Estado será aumentado em mais 7.500 novos homens, incluindo policiais militares e civis e servidores administrativos, possibilitando a liberação de profissionais para atuar nas ruas. Cerca de 1.800 desses profissionais já foram incorporados aos quadros das polícias e outros 5.700 serão incorporados até o fim do ano.
Para ampliar a capacidade de atendimento dos policiais, nas próximas semanas, a Polícia Militar vai receber 378 novas viaturas. Já a Polícia Civil contará com um reforço de cerca de 450 veículos em sua frota a partir do próximo mês de março. Com isso, e somadas as entregas feitas ao longo de 2013, cerca de 2 000 novos veículos terão sido entregues pelo governo de Minas ao setor de segurança pública.
Nas próximas semanas, a Polícia Militar vai receber 378 novas viaturas. Já a Polícia Civil contará com um reforço de cerca de 450 veículos em sua frota a partir do próximo mês de março. Com isso, e somadas as entregas feitas ao longo de 2013, cerca de 2.000 novos veículos terão sido entregues pelo Governo de Minas ao setor de segurança pública.
Delegacia Virtual
O Governo de Minas vai investir R$ 2 milhões na implantação da Delegacia Virtua. Por meio desta iniciativa, cerca de 24% dos atendimentos realizados atualmente pela Polícia Civil poderão ser feitos pela internet, o que representará vários ganhos para a população, como agilidade e eficiência. A Delegacia Virtual entrará em operação, efetivamente, a partir do próximo mês de abril, com o registro de ocorrências de trânsito sem vítimas. Outros tipos de registros – como extravio de documentos e de objetos pessoais, danos, veículo localizado/recuperado ou comunicação de pessoa desaparecida – também poderão ser feitos por computadores, celulares ou tablets até o fim do ano.Além de assegurar maior agilidade no atendimento à população, a Delegacia Virtual permitirá que os policiais, hoje empenhados no registro desses tipos de ocorrências, possam se dedicar efetivamente às suas atividades finalísticas. Assim, um maior número de policiais militares poderá ser empenhado em ações de segurança ostensiva e mais policiais civis poderão ser direcionados à produção de inquéritos, investigações e atendimento de registros de ocorrências de maior urgência.
Fica Vivo!
Nos próximos 30 dias, serão entregues outros quatro novos Centros de Prevenção à Criminalidade com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos em Belo Horizonte (bairro Justinópolis), Governador Valadares (bairro Carapina), Uberlândia (bairro Canãa) e em Betim (bairro Jardim Teresópolis). Nas áreas onde já foi implantado, o Fica Vivo! já conseguiu reduzir as mortes entre jovens de 12 a 24 anos em até 50%, segundo a assessoria do governo de Minas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com