Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Inseguranças... (Texto sobre a escolha do futuro Secretário de Defesa Social pelo Governador eleito)


Eduardo Costa - Rádio Itatiaia
Há dias especiais na vida da gente. Ontem, foi um deles. Muitas alegrias, as de sempre, construídas com a rotina que tentamos tornar mais palatável, as piadinhas ruins, o agradecimento a Deus pela saúde, etc. Mas, que dia triste por conta de um assunto que passeia por minha cabeça dia e noite, por conta da profissão, condição de pai ou cidadão brasileiro: a segurança pública! A escolha de Pimentel e o sofrimento de um ouvinte mexeram com minha cabeça.
Primeiro, a escolha. O governador eleito anunciou que o ex-deputado federal Bernardo Vasconcelos será o futuro secretário de Defesa Social. Foi um susto daqueles, pois, a menos que me convençam do contrário, trata-se de uma pessoa que não tem as qualificações para o cargo: saber jurídico, suporte institucional e conhecimento das práticas de segurança para enfrentar o problema mais sério, junto com educação e saúde que é a criminalidade em alta. Na minha cabeça, quem ocupa a pasta tem de ter um currículo digno de respeito por parte do alto comando das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, além, é claro, de ser capaz de dialogar com Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, mas, principalmente, de entender como funcionam as instituições e seus dramas – desde os maiores como leis orgânicas e definição de atribuições até a preguiça de fazer blitz ou os lobbies corporativos. 
Depois que externei minha estranheza, recebi dezenas de e-mails de delegados, todos respeitosos, defendendo a indicação com o argumento de que, como parlamentar em Brasília, Bernardo teve boa atuação na área de segurança pública. Até onde sei ele defendeu interesses das policias contra o Ministério Público e, se de fato são gratos, poderiam lhe dar uma placa, uma medalha, enfim prestar uma homenagem, mas, daí a achar que o homem vai dar conta do recado é outra conversa. Não sou dono da verdade, portanto, me deem razões para o apoio, sem apenas dizer que é bom. Falem-me de qualificações para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com