Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Policiais são presos por abandonar postos antes de ataque à UPP do Macacos


EXT CI - Rio, 04/12/2014, Policial da UPP dos Macacos é baleado - A Base da UPP do Morro dos Macacos foi atacada por bandidos durante a madrugada e um policial foi baleado. As aulas foram suspensas no entorno da comunidade. Na foto, marcas de tiros na UPP. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
EXT CI - Rio, 04/12/2014, Policial da UPP dos Macacos é baleado - A Base da UPP do Morro dos Macacos foi atacada por bandidos durante a madrugada e um policial foi baleado. As aulas foram suspensas no entorno da comunidade. Na foto, marcas de tiros na UPP. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo Foto: Márcio Alves / márcio alves/4.12.2014


Marcos Nunes


Uma falha de policiamento facilitou, na última quinta-feira, o ataque à UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, que acabou deixando um policial ferido. De acordo com a Polícia Militar, seis policiais da unidade foram presos em flagrante. O grupo é acusado de ter abandonado postos de policiamento na comunidade considerados estratégicos para a proteção à base.

Todos foram levados para o Batalhão Especial Prisional (BEP), onde estão à disposição da Justiça. Segundo a PM, antes de o ataque ocorrer, os seis policiais saíram dos seus postos e foram até a base da UPP Macacos. Pouco depois, bandidos metralharam a fachada do local, iniciando um tiroteio. O Grupamento de Ações Táticas das UPPs foi chamado para socorrer os PMs. Pouco depois, quando chegou ao local do tiroteio e encontrou os seis policiais, o comandante da UPP, major Bruno Amaral, deu voz de prisão a todos.

Eles vão responder pelo crime militar de abandono de posto. As penas previstas no Código Penal Militar, em caso de condenação, variam de três meses a um ano de detenção. Além disto, os policiais presos também vão responder a uma sindicância interna. A Polícia Militar não divulgou quantos policiais estavam na base na hora do tiroteio, e nem a patente dos detidos. No entanto, já se sabe que o único ferido no episódio, o soldado Francisco Costa, de 31 anos, estava de serviço no local. Ferido na panturrilha, ele foi levado para o Hospital do Andaraí.
De lá, Francisco foi transferido de helicóptero para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio. Até o fim da noite desta sexta-feira, o policial não corria risco de vida.

Polícia corrige número de PMs baleados

A Polícia Militar corrigiu, ontem, o número de PMs que foram feridos ou mortos a tiros em 2014. Segundo a PM, um total de 286 policiais foram atingidos por tiros. Deste grupo, 197 estavam de serviço quando foram baleados. Já outros 89 estavam de folga.

Anteontem, a corporação havia informado, erroneamente, que 344 policiais foram baleados em serviço e outros 242, de folga. Na verdade, segundo a PM, o que foi repassado na quinta-feira incluiu, por engano, policiais feridos em todas as situações, incluindo, por exemplo, acidentes de trânsito e pedradas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com