A PMDF (Polícia Militar do DF) comprou 6.000 pen drives personalizados por R$ 121.980. Os recursos são do Fundo Constitucional do Distrito Federal, criado para custear as forças de segurança pública da capital federal. Os dispositivos têm quatro gigas de espaço.
Segundo o edital, metade deles será em formato de viaturas policiais e o restante padronizado com o brasão da corporação. As informações estão disponíveis na Seção 3 doDiário Oficial do DF desta terça-feira (15). A vencedora da licitação é uma empresa de Porto Alegre.
Cada unidade feita com o desenho da viatura custou R$ 20,66 e as demais saíram por R$ 20. A polícia informou que os dispositivos podem ser usados para armazenar músicas, fotos, textos, slides e vídeos. Nas especificações da licitação, está a exigência de que estes produtos sejam fabricados em acrílico, com acabamento resinado e à prova d´água.
O R7 DF fez uma pesquisa e encontrou um atacadista do mesmo porte que a empresa vencedora e cotou o mesmo produto ao custo médio de R$ 16,90. Em sites especializados na internet, também é possível encontrar pen drives de 4GB com preços que variam de R$ 15 a R$ 19.
Customizados e sob encomenda
A Geral Atacadista, empresa que venceu a licitação, explicou que os produtos ficaram com preços mais caros porque são totalmente customizados e feitos sob encomenda, mas que este não era o valor ideal. O responsável pela empresa, identificado somente como Júlio, contou que foi forçado a baixar os valores em função da concorrência.
A customização dos pen drives comprados pela PMDF foi feita por outra empresa, que tem sede em São Paulo. Os serviços teriam sido terceirizados para a Geral Atacadista. Questionado sobre o assunto, Júlio relatou que conta com parceiros, mas negou o envolvimento de outro estabelecimento na produção dos dispositivos.
Fortalecer a marca
Por meio de nota, a PMDF (Polícia Militar do DF) confirmou a compra e disse que a intenção dos pen drives personalizados é fortalecer a marca da instituição junto aos membros, colaboradores e população do Distrito Federal.
A corporação explicou que esta é uma maneira "prática e moderna de divulgar a marca", uma vez que o produto é utilizado como ferramenta de marketing em todo o Brasil.
A nota também esclareceu que todo o processo licitatório ocorreu dentro das exigências estabelecidas por lei e que a medida está de acordo com as diretrizes de divulgação institucional da PMDF.
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