Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Enquanto Dilma, Marina e Aécio fantasiam “dados” na TV, um site registra

Diz o senso comum que, assim como na guerra, em uma campanha eleitoral a primeira vítima é a informação. Creio que isto é verdade e a campanha de 2014 não foge à regra. A doze dias do primeiro turno, os candidatos na TV inflam números, distorcem dados e semeiam suas “verdades” peculiares. Perde, evidentemente, o eleitor, que no momento de escolhas de futuro fica enredado em meio a um bombardeio de informações, muitas delas incorretas.
Neste ano temos um registro sistemático disso graças à iniciativa do site de jornalistas investigativos da Agência Pública, que tem acompanhado os programas de TV dos presidenciáveis desde o início, em 19 de agosto. Os jornalistas, como que em um jogo de cartas de Truco!, pinçam frases que saem na TV e desafiam os candidatos a prová-las, classificando-as como “blefe” ou “não é bem assim” ou “tá certo, mas pera aí”.
 Selecionei algumas dessas frases do programa que foi ao ar no último dia 20 de setembro. Veja:
Deu no programa da DILMA: “Mais de 900 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida estão sendo adaptadas para atender as necessidades de pessoas com deficiência (adaptação de 916.763 casas)”.
 Escrevem os jornalistas:
 “Esse número se refere a casas adaptáveis, ou seja, moradias que podem receber kits de adaptação de acordo com a deficiência (…) O balanço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República contabiliza a entrega de 11.046 moradias já adaptadas até final de julho deste ano. Isso equivale a 1,2% das 925.333 moradias adaptáveis contratadas pelo Minha Casa Minha Vida”.
 Já  no programa de MARINA foi prometido: “Estender para todo o Brasil o Programa Pacto pela Vida que reduziu pela metade a violência em Pernambuco”.
 Apuraram os jornalistas: “Segundo dados do próprio governo de Pernambuco, o programa citado reduziu os crimes violentos entre 2007 e 2013 em 39,1% e não 50% como afirma a candidata”.
 Já no espaço de AÉCIO um sindicalista da Força Sindical afirmou: “Este governo atual não deu um centavo de aumento para os aposentados”.
 Escrevem os jornalistas: “A maioria dos aposentados pelo INSS recebe apenas o piso, que não pode ser inferior a um salário mínimo. Segundo a ANASPS são 21,5 milhões de pessoas, ou 71,6% do total. Para esse grupo, os reajustes foram superiores à inflação”.
 Vistos isoladamente, os cacos de informações distorcidas na TV parecem coisa de menor importância frente aos problemas mais “de fundo” das campanhas eleitorais, como a prevalência do poder econômico, a influência velada dos lobbies, o número excessivo de partidos e o próprio desencanto dos eleitores com a política institucional. Tomadas em conjunto, porém, as “pequenas” distorções compõem um indicador ruim para a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com