Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 20 de setembro de 2014

“Os móveis vão para o depósito e as pessoas, para a rua”


São Paulo possui atualmente cerca de cem prédios ou terrenos ocupados em São Paulo, de acordo com estimativas daSecretaria Municipal de Habitação. Metade deles na região central e a maioria pertencente a proprietários privados.
A reportagem é de Talita Bedinelli e Beatriz Borges, publicada pelo jornal El País, 16-09-2014.
É essa a situação do antigo Hotel Aquárius, na avenida São João, um edifício de 21 andares desocupado há cerca de dez anos, segundo a Frente de Luta pela Moradia (FLM), movimento que coordenou a ocupação. Moravam no local 205 famílias, cada uma em um cômodo, onde possuíam geladeira, fogão, além de móveis como cama e sofás. A maior família era composta por um casal com seis filhos. Moravam no local 40 crianças, entre elas uma cadeirante, que estavam no local quando a Tropa de Choque chegou. 
A operação da manhã desta terça-feira foi a segunda tentativa de reintegração de posse do imóvel em 15 dias. A anterior foi suspensa porque não havia caminhões em número suficiente para levar os pertences dos moradores para um depósito. Segundo Silmara Congo, coordenadora do FLM, dessa vez foi acordado que a saída programada para esta manhã aconteceria com a ajuda de 40 caminhões e 120 funcionários para ajudar na retirada dos móveis, mas chegaram apenas 13 veículos e 40 trabalhadores. Os moradores, então, discutiram com os policiais e, segundo ela, um deles jogou uma bomba de efeito moral para dentro do prédio, o que gerou a revolta e uma confusão que se espalhou por todo o centro da cidade.
"As famílias não têm para onde ir. Os móveis vão para o galpão e as pessoas, para a rua", lamenta Silmara. Asecretaria de Habitação no final da manhã ofereceu aos sem-teto vagas em um alojamento.
Segundo a coordenadora do FLM, o movimento tem mais cinco prédios ocupados na região central. Um deles sofreu uma reintegração de posse há quatro dias, mas tudo ocorreu pacificamente. "As pessoas ocupam porque não têm o que fazer. Ou pagam aluguel ou comem", afirma.
Alexandra Santos Dias, de 33 anos, morava havia seis meses no antigo hotel. Ela afirma que só conseguiu tirar os documentos e objetos de valor. Os móveis ficaram. Agora, ela afirma que mudará para a Lapa e pagará um aluguel de 800 reais. Antes, morava na Liberdade e saiu porque não tinha condições de pagar os 1.200 reais do aluguel.
“Me arrependi muito de ter entrado nesse edifício. É a primeira vez que eu participo de um movimento para invadir um lugar assim. Me arrependi porque vão tirar a a gente de qualquer lugar. Até quando dá para ficar assim? Móveis a gente consegue de novo, mas o problema é um teto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com