Coluna: CIDADONA
por chico felitti
"Os telefones celulares mais sofisticados são muito visados pelos bandidos. Procure atende-los ou usá-los apenas em local seguro." A recomendação vem da Polícia Militar de São Paulo, que no fim de novembro fez um pôster educativo com esse texto e o desenho de uma mulher olhando para seu telefone portátil.
A mensagem foi veiculada também pelas redes sociais da PM. Recebeu apoio virtual na maioria dos mais de 200 comentários, mas houve quem contestasse a recomendação.
"Como pode a PM pedir que eu não use celular na rua? Não são eles que têm de garantir minha segurança para eu justamente poder atender meu celular na rua?", escreveu a aposentada Ana Lima, 63.
A polícia não respondeu aos questionamentos de Lima na rede social nem quis dar entrevista à Folha. sobre o texto.
Reprodução | ||
Cartaz da Polícia Militar de SP recomenda a só se usar o celular em "lugar seguro" |
"É uma frase ambivalente, que pode ser considerada um atestado de fraqueza institucional. Ou, como se diz na linguagem popular, 'tirar o corpo fora'", afirma o especialista em segurança pública Marcos Lori, pesquisador da Sorbonne.
"Existe uma orientação já usada muito tempo atrás para tomar cuidado com os objetos em aglomeração. Não dá para atender o telefone numa [rua] 25 de Março lotada", diz Coronel Álvaro Camilo, ex-comandante da PM de SP.
"Nada substitui o dever do Estado de manter a segurança. Mas a colaboração do cidadão é importante. Não vi o cartaz, mas talvez pudesse estar escrito de outra forma." Para o coronel Camilo, todos devem tomar cuidado, "mas sem paranoia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada