Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Juiz de Direito.O Judiciário e a Internet

Gerivaldo Neiva

O Judiciário e a Internet: decifra-me ou devoro-te!

Definitivamente, estamos diante de uma poderosa esfinge: decifra-me ou devoro-te.
Ontem, desde Conceição do Coité (Ba), no Fórum Durval da Silva Pinto, utilizando um computador básico (processador dual core), uma câmara filmadora e uma conexão de Internet de 1mb, conseguimos transmitir para o mundo inteiro uma audiência de Instrução de um caso que havia repercutido muito na cidade.
A divulgação se deu no próprio blog do Juiz (www.gerivaldoneiva.com) e redes sociais (www.facebook.com/gerivaldo.neiva e www.twitter.com/gerivaldo), além do portal de notícias da cidade (http://www.calilanoticias.com/).
Ao final da audiência, o blog indicava mais de cinco mil acessos de internautas de todo o Brasil. Desde estudantes de Direito, profissionais da área jurídica, professores, donas de casa e profissionais de outras áreas assistiram a audiência, no todo ou em parte, e deixaram comentário nas redes.
Eu não sei ainda como se decifra esta esfinge, mas posso afirmar que através da Internet estamos conseguindo dar transparência aos atos judiciais e permitindo que as pessoas pensem sobre o judiciário, leis, justiça, Direito e, sobretudo, que pensem sobre o fato de um namorado, por motivo de ciúmes, desferir várias facadas em sua namorada e, pouco tempo depois, a vítima aceitá-lo de volta como namorado.
Este é um caminho sem volta. Penso, por fim, que ao lado da democratização, a transparência do judiciário (desde as audiências até seu orçamento) é fundamental para a revolução que o Judiciário brasileiro tanto necessita.
Ps. Ao final da audiência, o acusado foi pronunciado pela prática do crime de tentativa de homicídio qualificado pelo motivo fútil (ciúmes) e será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri. Obviamente, este júri será também transmitido ao vivo pela Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com