Comissão de Segurança Pública recebe convidados para debater o assunto nesta terça-feira (22), às 9 horas.
Denúncias sobre falhas no atendimento aos cidadãos que acionam o número 190, da Polícia Militar (PM), solicitando atendimento de emergência pelo Centro Integrado de Comunicações Operacionais (Cicop), motivam a realização de uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (22/10/13). A reunião atende a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e acontece às 9 horas, no Plenarinho I.
De acordo com o parlamentar, os civis contratados pela Minas Gerais Serviços (MGS) para realizarem o atendimento das chamadas seriam orientados para gerar solicitações de ocorrência, apesar de não existirem viaturas suficientes para atender toda a população. Ele explica que várias companhias e batalhões da Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) carecem de viaturas básicas e de grande porte para atender à demanda. “Em face dessa insuficiência de viaturas, as ocorrências vão acumulando-se nas centrais e gerando um enorme desgaste aos policiais despachantes. O resultado final é um alto índice de enfermidades ocupacionais, além de retaliações disciplinares”, justifica, em seu requerimento.
Ainda segundo Sargento Rodrigues, os policiais militares do Cicop estariam tendo dificuldade para acessar o sistema no qual constam os prontuários criminais e placas de veículos, apesar da ação estar prevista na Lei 13.968, de 2001. “A falta dessas senhas tem ocasionado prejuízos para as atividades de polícia ostensiva, tendo como consequência a ausência de repostas na repressão ao crime e à violência”, completa.
Convidados – Para o debate foram convidados o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; a presidente da MGS, Luzia Soraia Silva Ghader; o supervisor de despacho de patrulhas do Cicop Sabará, subtenente Robson Marinho da Silva; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra), cabo Marco Antônio Bahia Silva; e os jornalistas da Rádio Itatiaia Eduardo Costa e Carlos Viana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada