Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A seleção está a serviço do governo Dilma?


"Neymar e Kaká serviram de escada para um discurso oficial cujo objetivo, ainda que não declarado, é suprimir  o (de fato temeroso) clima de #nãovaitercopa que assusta o Planalto". O comentário é de José Antonio Lima, jornalista, em artigo no blog Esporte Fino, 24-01-2014.
Eis o artigo.
A convivência entre o esporte e a política é tão antiga quanto a existência dessas duas formas de relacionamento humano. Por meio dos esportistas, governos conseguem transmitir mensagens políticas para a população e criar sentimentos que aglutinem o povo em torno de uma causa. Muitos governos fazem esse tipo de conexão, mas ela costuma se dar de forma mais óbvia em regimes autoritários. Daí o choque que os mais atentos tiveram na quinta-feira 23 ao ver a troca de mensagens entre a presidente Dilma Rousseff, Ronaldo, Neymar e Kaká.
Fosse a conversa espontânea, seria possível dizer que os atletas foram usados. Abundam, entretanto, sinais de que o diálogo pelo Twitter foi combinado. Com Ronaldo, a combinação foi assumida por Dilma. Neste caso, não há problema algum, pois o maior artilheiro de todas as Copas é membro do Comitê Organizador e já mostrou não ter pudor em defender o mundial de todas as formas. Ronaldo é um dos que preconizam o clima de ame-o ou deixe-o com a chegada da Copa.
Com Neymar e Kaká, a coisa é mais grave. Os dois são atletas em atividade e podem vestir a camisa da seleção na Copa (o que é fato no caso de Neymar, o melhor jogador brasileiro da atualidade). Ambos romperam a aura de neutralidade que cerca o esporte e praticaram um governismo escancarado. Serviram de trampolim para Dilma Rousseff fazer seu discurso político: o de que os problemas na organização do mundial são pouco importantes e de que o Brasil vai realizar a #CopadasCopas.
Cabe lembrar que a realização da Copa é um assunto sensível para o governo federal, que está mobilizado para evitar, em 2014, a repetição das manifestações de junho. Será uma tarefa difícil pois, caso o diálogo com movimentos sociais em curso falhe atualmente, o governo terá apenas a Polícia Militar, e sua conhecida truculência, como ferramenta para garantir um mundial tranquilo.
Em inúmeros posts, o Esporte Fino defendeu o engajamento de atletas na política. Além de cidadãos, e portanto terem o direito de se expressar, são símbolos para muitas pessoas. Isso deve ser feito, no entanto, com vistas a mais diálogo e mais participação política por parte da sociedade. Neymar e Kaká serviram de escada para um discurso oficial cujo objetivo, ainda que não declarado, é suprimir  o (de fato temeroso) clima de #nãovaitercopa que assusta o Planalto. Ocorre que este tipo de discurso tem como vítima incidental quem meramente deseja exercer o direito de criticar a realização da Copa e sua organizaçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com