Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Ao todo, mais de 2,5 mil policiais integrados ao batalhão vão trabalhar durante o campeonato.

A preocupação são as manifestações que podem acontecer no evento


João Henrique do Vale - EM - FOTO: FANPAGE PMMG -  Alunos da escola de formação da Polícia Militar irão reforçar o policiamento durante a Copa do Mundo. Ao todo, mais de 2,5 mil homens vão atuar no Batalhão Especial que foi criado em 2013 para fazer a segurança na Copa das Confederações, chamado de evento teste. No ano passado eram 1.680 policiais. A preocupação em 2014 é com os protestos, que no ano passado foram registrados em todo o Brasil durante o mês de junho. “Temos que nos preparar o quanto antes para os protestos, e é o que estamos fazendo. Esperamos que o povo seja mais ordeiro”, afirma o tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, comandante do batalhão.


Os policiais que vão atuar no Batalhão Copa já estão em treinamento. Em fevereiro, começa os treinamentos específicos para a Copa do Mundo. O grupo vai atuar nos locais de maior concentração de turistas. “Dentro da nossa estratégia, teremos um efetivo no entorno do Mineirão e nos centros de treinamento da Fifa. Outro grupo ficará nos locais onde acontecem as Fan Fests. Também teremos policiais em pontos turísticos, como Praça do Papa, Praça da Liberadade e locais onde maior concentração de público, e nos aeroportos, estações de metrô, BHbus e Move”, diz o tenente-coronel. 

Durante o curso, os policias terão aulas teóricas de segurança pública sobre turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em estádios e locais de aglomeração de público e atuação em momentos de crise. Além disso, ganham conhecimento de uma segunda língua – inglês, espanhol e francês. “Nosso intuito é fazer o atendimento mínimo com as línguas estrangeiras com intuito de ajudar no que o turista precisar”, completa o comandante. 

O grupo também será preparado para ocasiões especiais, como os protestos. Durante as manifestações de 2013, o efetivo teve de ser deslocado para apoiar os policiais que faziam a segurança no entorno do Estádio Mineirão. “As manifestações estão sendo tratadas pelo Comando de Policiamento Especializado, que é próprio e especifico para este tipo de ocasião. Mas, logicamente, o PM trabalha na universalidade. Se no momento for preciso remanejar o efetivo, como aconteceu no ano passado, esses 2,5 mil homens serão usados”, comenta Freitas que completa . “Se houver manifestação, que seja pacífica e ordeira, pois as consequências ficam para as pessoas que vivem na cidade e que também para as que estão aqui para assistir aos jogos”. 

Batalhão serve de modelo

Durante a Copa das Confederações, representantes dos outros 11 estados visitaram a capital mineira para conhecer o Batalhão da Copa. O modelo serviu de inspiração. Nesta sexta-feira, a PM de São Paulo apresentou o Comando de Policiamento para a Copa do Mundo. O grupo, de 3.840 policiais militares da tropa de choque, vão trabalhar de 18 de maio até 18 de julho. “Eles nos visitaram e viram que o modelo deu certo. Acreditamos que outros estados vão replicar o modelo”, diz o tenente-coronel Hércules.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com