Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Novos dados criminais de SP, RS e, depois de meses, MG


Os dados criminais mais recentes, divulgados por alguns estados, sugerem que a criminalidade no país está aumentando, mas a taxas menores, desde o terceiro trimestre de 2011. As evidências são fragmentadas, mas vistas em seu conjunto sustentam a interpretação.
Para a Bahia temos informações apenas de Salvador, cujo Índice geral de criminalidade atingiu um pico em setembro de 2011 (38,7 pontos), mas em dezembro, antes da greve, já baixara para 7,6. Infelizmente não foram publicados dados mais recentes para averiguarmos a continuidade da queda, que provavelmente mostrarão um “soluço” no mês de janeiro.
No Rio Grande do Sul, o pior momento ocorreu por volta de julho de 2011, quando o ICRS bateu 49 pontos. De lá para cá veio desacelerando e em fevereiro último apresentou um índice de 13. Ainda em crescimento, portanto, mas desacelerando.
O Rio de Janeiro vem em processo de queda há 34 meses consecutivos mas teve em agosto de 2011 seu “pior” momento, quando o ICRJ marcou -15. De setembro em diante a queda voltou a se intensificar, de tal modo que em janeiro de 2012 o ICRJ caiu para - 31.
Finalmente, o ICSP, calculado para São Paulo, depois de atingir 53 pontos em setembro de 2011, cai agora para 16 pontos.
Em resumo, temos ainda aumento da criminalidade em Salvador, RS e SP, mas desacelerando, se é que serve de consolo... No RJ, aceleração da tendência de queda.
Uma nota final sobre transparência dos dados: os sites das SSPs da Bahia, Paraná e Pernambuco ainda não permitem a verificação dos números de 2012, apesar de estarmos quase em abril. Em compensação, a Secretaria de Defesa Social de Minas publicou dados relativos a janeiro de 2012, embora não tenha divulgado nenhum relativo a 2011. Já é um recomeço!
 Fonte: http://tuliokahn.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com