Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 31 de março de 2012

Um dia de cão (daqueles que nunca mais devemos esquecer)


 

Por Arlindenor Pedro

Acordei sobressaltado. O dia 31 de março de 1964  estava começando,nublado, um daqueles dias sem cor que as vezes se apresentam na cidade do Rio de Janeiro. Todos estavam em casa, pois fora convocada uma Greve Geral, que atingira os transportes, nos privando dos ônibus.As rádios tocavam hinos militares, numa programação estranha, que nos deixava alertas. Afinal, o que estava acontecendo?
Passei na casa dos Toledos: “estão querendo derrubar o presidente!”, disse-me um dos irmãos. Rapidamente nos colocamos em marcha, caminhando em direção ao Centro da cidade, saindo do Grajaú.

Pessoas andavam tontas, em rumos indefinidos. Nas ruas somente alguns carros, nem um sinal dos lotações. Nos  pontos de ônibus apinhados de gente, figuras assustadas, temendo pelo pior,aguardavam um transporte  que não chegava.Volta e meia cruzávamos com caminhões da Policia Militar que passavam com as sirenes ligadas. Abaixávamos  a cabeça e apressavamos o passo.
Pouco falamos entre nós: uma angústia nos tomou o peito. Aflição da dúvida, medo do que se avizinhava.
Em pouco tempo estavamos na Tijuca, na casa dos Saleques :
– Uma grande confusão, o Exército em Minas se rebelou e exige a renúncia do presidente, nos disse a irmã do Eduardo, que já tinha saído de casa.
Retomamos a marcha e já tínhamos alcançado a Praça da Bandeira. Adiante vimos os vagões dos trens tombados, na porta da Leopoldina, impedindo o tráfrego, cruzando toda a avenida
No Campo de Sant’Anna foi quando ouvimos os primeiros tiros. Estudantes fugiam da Caco em direção  à Central. Rajadas que se alternavam com estampidos secos. O caos : numa gare vazia,vultos corriam de um lado para o outro,sem direção. Carreata de automóveis, muitos deles conversiveis, com lenços brancos nas antenas, buzinavam sem parar, indo em direção à Candelária. Víamos claramente o sorriso de alegria nos semblantes daquelas lindas jovens que agitavam bandeirolas do Brasil.
Num repente, Astrogildo, um dos Toledos, subiu em um banco e fez um discurso relâmpago : falou que o golpe contra a democracia não iria passar e exortou a todos para que resistíssemos (no que foi entusiasticamente aplaudido por uma pequena multidão, saída não sei de onde, que se formou ao seu redor).
Deixamos os populares e seguimos, chegando à Cinelândia onde nos misturamos a  uma grande multidão, contida por cordões de policiais da PM, às portas do Clube Militar, de onde, lá do alto, quepes olivas nos observavam.
A turba vaiava sem cessar: gorilas, golpistas, ecoavam gritos da multidão . PM fascista, gritava o povo, empurrando os soldados apavorados. Do lado do obelisco surgiu uma tropa de soldados da PE, no seu uniforme inconfudível, que veio marchando resoluta, sendo imediatamente aplaudida pela multdão:
– São os soldados do presidente, vieram nos proteger e prender os golpistas que estão lá em cima, gritou alguém.
Engano: a tropa abriu fogo sobre nós. Após a surpresa estabeceu-se o pavor, a corrida para salvar a vida, no meio de corpos que caiam, ficando para trás . Deixamos, então,  a praça e rumamos para o Flamengo, para nos abrigarmos no prédio da UNE. Não havia mais abrigo. O prédio ardia em chamas, com móveis que eram atirados pelas janelas pela súcia do MAC.
A noite já vinha chegando. Cabisbaixos, empreendemos a volta ao Grajaú, passando pela cidade, pelos prédios, de onde podíamos ouvir os gritos de comemoração, daqueles que mais adiante iriam chorar, rangendo os dentes.
Nessa altura,  uma chuva fina caia, molhando  nossos corpos,  misturando-se às  lágrimas de quem sabia o  que estava por vir.
Serra da Mantiqueira, março de 2012.
Arlindenor Pedro- é professor de história,funcionário público e especialista em Projetos Educacionais.Anistiado por sua oposição ao Regime Militar, atualmente dedica-se à produção de flores tropicais na Região das Agulhas Negras.
Email para contatos e agendamento de palestras : arlindenor@newageconsultores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com