Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sábado, 9 de março de 2013

Comandante da PM é exonerado após agressões a estudantes da UFMT


"Policiais podem fazer o juízo de valor que quiserem, mas o limite de sua atuação será sempre e irremdiávelmente a lei, e a garantia dos direitos e liberdades públicas dos cidadãos."


José Luiz Barbosa, Sgt PM - RR
Presidente da Associação Mineira de Defesa e Promoção da Cidadania e Dignidade e ativista de direitos e garantias fundamentais.


Estudantes entraram em confronto com a PM, durante protesto em Cuiabá.
Dois PMs também foram afastados após serem identificados em vídeo.
As agressões contra estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante protesto, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, levou à exoneração do cargo de comandante da base da Polícia Militar, do Bairro Boa Esperança, o capitão Gilson Vieira da Silva, nesta sexta-feira (8). Ele seria o responsável por comandar a equipe de policiais militares acionados para interromper a manifestação, cujo confronto deixou seis universitários feridos por disparos de balas de borracha e seis detidos.
Ainda nesta sexta, dois policiais militares da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) também foram afastados das funções depois de terem sido identificados por meio de um vídeo postado nas redes sociais como sendo autores das agressões, na tarde de quarta-feira (6). Segundo o coordenador de Comunicação e Marketing da PM, coronel Paulo Ferreira Serbija Filho, os três vão deixar os cargos e devem exercer funções administrativas dentro da corporação. O coronel informou que o capitão Marcos Amorim é quem deve ocupar o cargo de comandante da base da PM, do Bairro Boa Esperança, no lugar de Gilson Vieira.
Ele ressalta que a medida foi tomada até que os procedimentos de investigação sejam concluídos e que todos os envolvidos no caso serão ouvidos durante procedimento administrativo já instaurado pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar. Também devem depor à Polícia Civil no inquérito aberto para apurar o crime.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou ter tomado todas as medidas necessárias em relação ao ocorrido, assim como a realização de exame de corpo de delito em todos os envolvidos na ocorrência.
A manifestação dos universitários ocorreu contra a redução do número de vagas na Casa do Estudante. Os estudantes também reivindicavam a  ampliação dos valores do auxílio moradia e da bolsa alimentação, além de segurança nas casas de estudantes espalhadas nos bairros próximos à instituição.
Do G1 MT




Governo cobra esclarecimento da PM sobre conduta contra alunos da UFMT

Não admitimos abusos', afirmou o governador nesta sexta (8).
Nesta sexta-feira (8), comandante de base policial foi exonerado da função.
O governador Silval Barbosa anunciou nesta sexta-feira (8) que determinou ao Comando-Geral da Polícia Militar uma apuração urgente dos fatos ocorridos na tarde da última quarta-feira (6) em Cuiabá, quando estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram agredidos por policiais durante um protesto na Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Segundo Silval, o comando está incumbido de investigar, por meio de processos administrativos, se houve abusos por parte dos policiais escalados para conter o protesto, ação que culminou num confronto no qual pelo menos seis universitários foram feridos. Os universitários protestavam, entre outros, contra a redução do número de vagas disponíveis na Casa do Estudante (CEU), mantida pela UFMT.
“Eu determinei ao comandante-geral da Polícia, coronel Denardi, que tome todas as providencias cabíveis para esclarecer os fatos com processos administrativos. Nós não admitimos, não aceitamos excessos e abusos na nossa Corporação. Isso eu determinei e quero esclarecimento o mais urgente possível”, respondeu o governador na noite desta sexta-feira, durante solenidade no Ministério Público Estadual (MPE), ao ser questionado sobre o posicionamento do governo e as medidas a respeito do episódio.
Na tarde do mesmo dia, o governo já havia tomado algumas providências decorrentes do episódio da quarta-feira.
O capitão Gilson Vieira da Silva foi exonerado da função de comandante da base da Polícia Militar do Bairro Boa Esperança, localizado nas imediações do campus da UFMT em Cuiabá. Ele teria sido o responsável por acionar os policiais a fim de conter a manifestação estudantil.
Também nesta sexta-feira um dos vários videos gravados durante o confronto foi responsável pelo afastamento de outros dois policiais. Ambos são da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e, conforme apontaram as imagens, teriam cometido agressões contra estudantes presentes durante a manifestação.
Enquanto respondem aos processos administrativos mencionados pelo governador Silval Barbosa, os policiais afastados devem seguir servindo à Corporação em cargos burocráticos, segundo informou o coordenador de comunicação e marketing da Polícia Militar, coronel Paulo Serbija.
Os processo administrativos são instrumentos utilizados para a apuração da conduta dos policiais e, caso confirmem excesso e abusos, podem levar a sanções administrativas ou ensejar até mesmo punições na esfera criminal.
Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com