Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Expresso promove reflexão sobre participação política


Cerca de 240 alunos das seis escolas de Belo Horizonte e de Ribeirão das Neves participaram, na manhã desta quinta-feira (24/11/11), do segundo dia do Expresso Cidadania 2012, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). As atividades, que envolvem palestras, esquete teatral, oficinas, exposição multimídia e emissão de título de eleitor, acontecem no Hall das Bandeiras, na manhã e tarde desta quinta, e prosseguem nesta sexta.


Na expectativa do início do Expresso Cidadania, os estudantes da Escola Estadual Henriqueta Lisboa, Aline Nunes, Rafael Santos, Marcus Pereira e Hillary Costa, aguardavam o momento de tirar o título de eleitor. Todos têm entre 16 e 17 anos e esperam que seu voto faça a diferença nas eleições. Além disso, eles têm a mesma opinião de que o voto possibilita maior participação nas decisões do País.


Ressaltando a importância da participação política e do voto consciente, uma das atividades apresentadas para envolver o jovem eleitor, entre 16 e 17 anos, foi uma apresentação teatral. Nela, foram abordados conceitos relativos à importância do voto consciente e da cidadania, além da participação nas eleições, promovendo a interação dos jovens por meio da música.


Atividades destacam importância do voto e da cidadania


Uma das atividades do Expresso Cidadania é uma exposição multimídia que tem como tema “Drogas - políticas de enfrentamento ao crack”. O objetivo é treinar o uso da urna eletrônica para aqueles jovens que tiraram o título de eleitor, por meio de uma reflexão sobre a importância do voto. Nesse sentido, antes de votar na urna, os estudantes passam por dois grandes painéis. Um que traz o contexto do crack, abordando os efeitos no organismo e o avanço no País. Outro painel mostra a legislação vigente, envolvendo usuário, traficante e financiador do tráfico.


Em seguida os estudantes assistem a vídeos com testemunhos de usuários de crack que conseguiram se livrar do vício e de especialistas do assunto. O penúltimo passo é um debate sobre o tema, quando os estudantes conhecem dois planos de governo, um focado em prevenção e educação e outro em represssão, para depois votar em uma das plataformas.
O servidor da Assembleia Legislativa Leo Noronha alertou os jovens presentes nesta manhã que fazer política é muito mais do que se alistar e votar bem, é fazer do cotidiano algo a serviço da dignidade humana. “Fazer política é encarar o cotidiano sob outro olhar”. Destacou ainda que o político faz o que o povo quer e manda. “Aprendam a querer e a mandar”, concluiu.


Na manhã desta quinta-feira (24), houve ainda palestra com o juiz da 36ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, André Luiz Amorim Siqueira, além de oficinas de expressão corporal, texto e vídeo. Participaram estudantes das Escolas Estaduais Henriqueta Lisboa, Manoel Martins de Melo, Zilda Arns Neumann, Pedro Alcântara Nogueira, Maria Belmiro Trindade e Neidson Rodrigues. Além deles, trabalhadores mirins da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) participaram das atividades.


Quarta à noite – Na noite do dia 23 de novembro, foram emitidos 44 títulos eleitorais. Estiveram presentes alunos das Escolas Estaduais Donato Werneck de Freitas, Geraldo Teixeira e Ruy Pimenta.

 
Fonte: Site ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com