A renegociação da dívida dos Estados do Sudeste com o Governo Federal será discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 13 de fevereiro, no Plenário, das 14 às 18 horas. O debate público é uma iniciativa da Comissão Especial da Dívida Pública, da ALMG, presidida pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), a pedido do deputado Bonifácio Mourão (PSDB).
O pagamento da dívida de Minas com a União interfere diretamente na vida de todos os mineiros. Em 2011, por exemplo, o investimento do Governo Estadual, em todas as áreas, foi de R$ 3,15 bilhões. Já os pagamentos com o serviço da dívida somaram R$ 3,44 bilhões. Para saber se a população tem conhecimento de que quanto mais se gasta com a dívida, menos dinheiro há para se investir, o site da ALMG pergunta ao cidadão de que forma esse assunto interfere em sua vida.
Mobilização – A finalidade do evento na Assembleia é, também, definir um plano estratégico de mobilização dos Estados em torno da renegociação e um cronograma de encontros a serem realizados nas demais regiões brasileiras, com vistas a articular um movimento federativo sobre o tema. A proposta inicial é realizar mais quatro encontros: no Nordeste, no Norte, no Centro-Oeste e no Sul do País.
A abertura do debate será às 14 horas. Às 14h30, secretários de Estado de Fazenda dos Estados da região Sudeste irão expor a atual situação do endividamento de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em seguida, às 16h30, haverá um debate, com previsão de encerramento às 18 horas. O evento conta com o apoio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Colégio de Presidentes de Assembleias Legislativas do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada