Acorda, Policial e Bombeiro Militar!


O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)
Um verdadeiro amigo desabafa-se livremente, aconselha com justiça, ajuda prontamente, aventura-se com ousadia, aceita tudo com paciência, defende com coragem e continua amigo para sempre. William Penn.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Intensa participação popular marca Reunião de Prestação de Contas Regional no Triângulo Mineiro.


População de Uberlândia reivindica hospital e colégio



Ações em prol da educação e da segurança; concretizar na região do Triângulo Mineiro uma unidade do Colégio Militar Tiradentes; e apoio pela construção de um Hospital do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg); assim como continuidade do apoio por mais recursos para a segurança. Essas foram algumas das questões enfatizadas na 12ª Reunião de Prestação de Contas Regionalizada, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta quinta-feira (14/3/13), em Uberlândia (Triângulo Mineiro).
O presidente Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), iniciou concedendo entrevista coletiva à imprensa para, na sequência, realizar reunião com lideranças e representantes da comunidade. Na oportunidade, também foi exibido um filme, produzido pela TV Assembleia, rememorando as principais ações regionais do Legislativo.
As atividades do encontro, sediadas na Câmara Municipal, contaram com a participação de 21 dos 26 vereadores da cidade, além de lideranças de movimentos sociais. Também compareceram o prefeito e o vice-prefeito de Uberlândia, respectivamente Gilmar Machado (PT) e Paulo Vitiello (PMDB). O deputado federal Weliton Prado (PT-MG), recém-nomeado relator-geral do Orçamento da União, também prestigiou o encontro.
Presidente Dinis Pinheiro destaca o trabalho da ALMG
Dinis Pinheiro, acompanhado de outros deputados do Triângulo e Alto Paranaíba, fez explanações sobre o trabalho desenvolvido pela Assembleia nos dois últimos anos. A abordagem teve foco nas ações que afetam a região. Entre as principais ações da ALMG na região, destaque para a lei do queijo artesanal, a Bolsa-Reciclagem e a aprovação de empréstimos a serem aplicados nas áreas de infraestrutura e segurança pública. Além disso, a Campanha Assine + Saúde; o movimento pela renegociação da dívida dos Estados com a União; o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade; o Projeto Expresso Cidadania; o combate à violência contra a Mulher; o Ciclo de Debates Siga Vivo - Pelo fim da Violência no Trânsitoe a Marcha contra o Crack e outras Drogas foram destacados por Dinis Pinheiro.
O presidente da Assembleia voltou a enfatizar a importância da participação popular, além de ressaltar a certeza da continuidade desse empenho pela aproximação entre a ALMG e a população mineira. Dinis Pinheiro também ressaltou as bandeiras defendidas pela Assembleia, com especial destaque para a repactuação da dívida dos Estados com a União. “Esse dinheiro poderia estar sendo utilizado em saneamento básico, educação e saúde pública. Esta última é a motivação de outra luta da ALMG, que continua firme com a caravana Assine + Saúde, em prol de mais investimentos para a área”, afirmou.
Naturais de Uberlândia, os parlamentares Liza Prado (PSB) e Elismar Prado(PT) também tomaram a palavra para ressaltar a importância desse trabalho de aproximação da ALMG com a população. Ambos saudaram os movimentos populares presentes à Câmara Municipal. Também nascidos na cidade, os deputados Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e Tenente Lúcio (PDT) ratificaram as palavras positivas em relação à proposta da regionalização da prestação de contas. Outros parlamentares estaduais das regiões do Triângulo e do Alto Paranaíba que também registraram presença e fizeram manifestações similares foram Bosco (PTdoB) e Leonídio Bouças (PMDB).
O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, relembrou que o início de sua trajetória na vida pública foi na ALMG, ressaltando que a Casa foi “a sua grande escola”. Para ele, o Legislativo mineiro é um dos Parlamentos mais abertos do País e o atual trabalho que tem sido feito, com a prestação de contas, amplia a transparência e aproxima a Casa da população. Ele também agradeceu o apoio da Casa a projetos que destinam recursos para Uberlândia. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Nobre (PSDC), a informação é uma das mais importantes ferramentas de conscientização da atualidade, e a ALMG tem utilizado tal instrumento para se aproximar cada vez mais da população.
População apresenta propostas e sugestões
Durante o evento, representantes da sociedade, que lotaram todos os espaços da Câmara Municipal, também puderam se manifestar, tanto oralmente quanto por meio de um formulário distribuído antes do evento. Entre as organizações da sociedade civil presentes, estavam o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Brasil (MSTB), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) e o Movimento dos Indígenas Não-Aldeados (Mina), representado pela cacique kaum Paty Guarani, coordenadora do Mina no Triângulo.
Apresentaram-se diversas sugestões e propostas: foram 32 inscrições orais, seis escritas e oito sugestões de autoridades. Todas as proposições que estão sendo recolhidas nos diversos encontros regionais serão analisadas pela equipe técnica da ALMG, para que possam ser devidamente sistematizadas. O propósito é de que ajudem a embasar o trabalho dos deputados, no que tange a ações e propostas para o biênio legislativo, direcionadas às respectivas regiões.
Últimos encontros - Na próxima semana, serão realizadas as reuniões da Prestação de Contas Regional em São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí (18), Muriaé (21) e Uberaba (22). Na semana seguinte, para finalizar as atividades, a ALMG vai a Varginha e Formiga (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sua opinião, que neste blog será respeitada

politicacidadaniaedignidade.blogspot.com